Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ontem, hoje e eternamente

"A promessa -- dom ou batismo do Espírito Santo, todos têm o mesmo significado -- era também para aqueles que estavam escutando o discurso de Pedro e para seus descendentes nas gerações subsequentes" é o que lemos em John Stott.

Mas a mensagem eterna, a Palavra de Deus, nos garante: "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar" (Atos 2. 39).

Há alguns anos, numa reunião de estudo bíblico, o texto lido era sobre o Pentecostes (Atos 2). Para responder à pergunta de uma das pessoas presentes ("O Pentecostes foi profetizado no Velho Testamento?") não foi necessário ao dirigente da reunião consultar os livros proféticos e nem alguma enciclopédia bíblica, muito menos a Internet, como se faz hoje. A resposta está ali mesmo no texto que discorre sobre o Pentecostes.

Narra-nos a Palavra de Deus que, quando do acontecimento, "todos se maravilhavam e estavam surpresos [atônitos], dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão embriagados" (Atos 2. 12-13).

Diante da dúvida, da chacota, Pedro levantou-se e passou a explicar o que ocorria: "(..) estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia [9 horas no nosso horário].

Mas isto É O QUE FOI PREDITO PELO PROFETA JOEL” (...): (Atos 2. 14-16 e seguintes).

Vem então à baila a questão, muito comum, se os sinais, os milagres ocorreram apenas naquela época ou estão e estarão sempre presentes?

A Palavra de Deus nos afirma que "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e o será eternamente" (Hebreus 13. 8).

A Bíblia, no momento em que Jesus foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus, após ter-nos comissionado para ensinar (Mateus 28. 19), pregar (Marcos 16. 15), testemunhar (Atos 1. 8), afirma: "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, COOPERANDO COM ELES O SENHOR, E CONFIRMANDO A PALAVRA COM OS SINAIS QUE SE SEGUIRAM." (Marcos 16. 19-20).

Ou seja, Jesus, após já ter ascendido ao céu, continua confirmando com "sinais" as palavras ditas ou oradas pelos seus seguidores, ontem, hoje, e eternamente. Quem faz os "sinais" é Jesus, e não o que ensina, ou o que prega, e, muito menos, o que testemunha.

Voltando ao livro de Atos, no capítulo que expõe o Pentecostes, Pedro falando sobre os "sinais" que estavam sensibilizando (compungindo) as pessoas presentes, afirma: "Porque a promessa [de sinais, de conversões, de curas, de libertação] vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar" (Atos 2. 39).

Ele aqui está falando de gerações:
- vós - geração que ouvia a Pedro naquele momento;
- vossos filhos - geração imediatamente posterior aos ouvintes;
- os que estão longe - gerações futuras, ou seja, dos 2.000 anos já decorridos, e dos próximos anos que ainda acontecerão.

Já comentamos, em artigo anterior (*), que Jesus, na "Oração Sacerdotal", também diz a mesma coisa ao rogar ao Pai pelos que lhe foram dados por Deus, ou seja, pelos cristãos daquela época, mas Ele acrescenta: "E não rogo apenas por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim [futuros cristãos]" (João 17. 20).

Assim, nenhum de nós precisa ter dúvidas sobre a onipresença de Cristo, pois o contexto bíblico assim o afirma, ou seja Ele sempre estará conosco, com os cristãos, e com os futuros seguidores dEle, aqueles que crerem na pregação que os atuais e futuros cristãos fazem/fizerem da Palavra de Deus.

É plenamente verdade que Jesus, ontem, hoje, e eternamente é Onipotente [além de Onisciente e Onipresente] fazendo os “sinais” por Ele prometidos, em concordância com a Sua Palavra por nós, os cristãos, pregada, ensinada, testemunhada e orada.

Nós cristãos, nessa questão de “sinais”, entramos com a fé, somente a fé; e Jesus é quem manifesta o Seu poder. Só Ele tem poder!

Obs.: os destaques são deste autor, e, quando mencionamos “artigo anterior” (*), não nos referimos,necessariamente, a este “site”, mas ao nosso blog abaixo identificado.

www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.