Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Onde orar?

Uns entendem que o local da oração é na igreja; outros, oram à mesa de refeição.

Há os que gostam de orar no monte, à noite, onde não há barulho, não existe quem importune. Ouve-se o silêncio da paz!

A dúvida já vem de longe. Uma mulher de Samaria argumentou com Jesus: "Nossos pais adoravam neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar!". Em resposta o Mestre disse: "Crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (Jo 4. 20-21).

Diriam os menos reverentes: "liberou geral", pode orar em qualquer lugar... Na verdade é isso mesmo, não há lugar determinado para orar a Deus, para adorá-lo. Deus nos diz, através de Paulo: "Orae sem cessar" (I Ts. 5. 17). Mas como orar sem cessar, caso haja um local determinado para fazê-lo?

E Jesus definiu não "onde" se deve orar, mas "como" se deve orar, quando disse: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mt. 6. 6). Antes, Ele havia censurado aquele que "orava em pé na sinagoga", para ser visto por todos.

O teu quarto...fechada a porta... ora em secreto... Isso define não um ambiente para orar, mas define uma atitude, define que a oração deve ser entre Deus e a pessoa, sem holofotes, sem plateia, sem palavras rebuscadas, sem termos repetitivos, mas deve ser uma oração do fundo do coração, com humildade, com sinceridade [principalmente], e em qualquer espaço físico, pois ela tem que ser "sem cessar", e esta expressão nos leva a orar no quarto, na sala, no escritório, no trânsito, na condução... até no monte, e até em Jerusalém.

O que importa é que, para termos comunhão com Deus, temos que falar com Ele, mas devemos deixar que Ele também nos fale, e isso pode acontecer em qualquer momento, em todos os lugares, "em espírito e em verdade".

Em espírito e em verdade... A oração releva a intelectualidade; a oração independe da cultura; a oração se distancia da lógica...

Aba Pai! (Paizinho)...

Oração é coração para coração, e coração é sentimento, é amor, é afinidade [com Deus]; oração é “coisa” íntima, não precisa de platéia, auditório, microfone, auto-falante; não precisa bater no peito,desnecessária a linguagem rebuscada.

E o quarto no qual devemos adentrar para orar, para falar com Deus, para ouvir ao Senhor , para Ele nos escutar no secreto, e nos recompensar, não é ambiente físico: igreja, monte, residência, escritório, carro; mas, também é tudo isto!

Porque oração é “coisa” nossa com Deus, e não tem lugar específico [ou único], nem hora marcada para acontecer; oração é “sem cessar”, e como tal é no momento em que se sente a vontade da comunhão, e no lugar em que estivermos.

www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 796 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.