Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Senhorio do Senhor Jesus

Nesta semana, em uma das sessões do Supremo Tribunal Federal, um advogado e uma advogada, ambos ainda novos, em suas sustentações orais, se dirigiram aos Ministros como "vocês", o que foi prontamente repreendido por um dos Magistrados, pois o tratamento pessoal, em relação a eles, deve ser Vossa Excelência.

A Sociedade hodierna, principalmente a juventude, trata os mais velhos e os seus superiores hierárquicos por você, na maior simplicidade e sem nenhuma intenção de desrespeito; da nossa parte, desde cedo, liberamos os nossos filhos para esse tratamento menos formal, no entanto os netos se dirigem a nós como senhor e senhora; ensinamos, todavia, o respeito ao próximo seja qual for a face do relacionamento.

Embora ainda não tenham sido revogadas as normas sociais e éticas, creio que, hoje, nem as famílias e nem as escolas ensinam as crianças um tratamento respeitoso, como no passado, para com mais velhos, não necessariamente idosos, e superiores hierárquicos [chefes, pais, professores etc.]; por isso a Sociedade jovem nos trata, carinhosamente, por "você", e isto não me incomoda.

A Palavra de Deus, e já tratei disso em algum artigo, ministra ensinamentos a respeito da questão de como tratar as pessoas:

- "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6.1-3).

- "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6.4).

- "As mulheres sejam submissas ao seu marido, "como" ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" (Efésios 5.22-23).

- "Maridos, amai a vossa mulher, "como" também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5.25).

- "Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo" (Efésios 6. 5); importante destacar que o Apóstolo Pedro, tratando do mesmo assunto disse: "Servos, sede submissos, com todo temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso" (I Pedro 2.18).

- "E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas" (Efésios 6.9).

- Finalmente encontramos o modo de agir em relação às Autoridades: "Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem" (I Pedro 2. 13-14).

Em outras oportunidades cheguei a dizer que se Deus nos manda respeitar os "senhores" [patrões, chefes] sejam eles bons ou "perversos", de igual maneira devemos tratar o próximo seja lá qual for a relação que rege esse relacionamento: família, trabalho, escola, cidadania etc.

Se quisermos levar a questão do tratamento pessoal ao pé da letra, mas não é este o caso, então devemos nos lembrar, novamente, da carta aos cristãos de Éfeso:

"... há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4. 5-6); mas não é esse o caso [repito], até mesmo porque, eu e minha esposa, dispensamos os filhos de nos tratar por "senhor" ou "senhora", não por causa destes dois versículos, mas por querer um clima de sadia liberdade, de amor, de amizade, de carinho em casa, sem faltar com o devido respeito.

"Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei" (I Pedro 2.17). Esta, penso eu, é a "excelência" da vida cristã!

Quanto a Deus [o Senhor Jesus, Deus Filho] a questão não é só de tratamento pessoal, mas, muito mais de nos submetermos ao seu Senhorio, e somente a Ele, único que deu a sua vida por nós.

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.