Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O que fazes aqui Elias?

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, ... a palavra da ciência; ... a fé; ... dons de curar; ... operação de maravilhas; ... profecia; ... dom de discernir os espíritos;” I Cor 12; 8 a 10

Deparei com um vídeo promotor do ecumenismo. Nele, Tony Palmer, bispo anglicano, (recentemente falecido ) foi mediador entre o Vaticano e lideranças protestantes da América. Disse que vinha “no Espírito de Elias, converter corações de pais a filhos e filhos a pais.” Nas entrelinhas insinuou que o Pai seja o Papa; os protestantes, filhos que devem se unir novamente.

Citou João 17, Efésios 4 onde a unidade dos salvos é apregoada para embasar argumentos. Segundo ele, os “Protestos” acabaram em 2001. Se, o catolicismo defendia a salvação pelas obras e protestantes diziam que é pela fé, então, assinaram um documento conjunto onde reconhecem que somos salvos pela fé, mas, para a prática das boas obras.

Ok. É isso mesmo. “Porque pela graça sois salvos por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2; 8 a 10

Entretanto, baseado nisso concluir que não há mais razão para divisões, ou, “o protesto acabou” como ele afirmou é ignorância ou, desonestidade. Ele está morto, infelizmente, eu sei, mas, refiro-me ao “Espírito de Elias” que o animava e continuará sua obra usando outro meio.

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que, Lutero fixou na porta da catedral de Wittemberg 95 teses, onde manifestava sua discordância em relação a Roma. Entre as objeções, além das indulgências monetárias, o culto de imagens, os “mediadores”, a instituição do Papado e sua pretensa infalibilidade, etc.

Segundo ele, removendo pouco mais de um por cento das divergências o problema termina? Acontece, disse, que estava propondo uma união em espírito, não, doutrina. Assim, feito “em espírito” parece que fica sublime, superior; livre dessas invenções rasteiras que chamamos Doutrina; será?

Então, por que o texto acima onde alista os dons do Espírito Santo coloca no rol o dom de discernir espíritos? Óbvio; porque há espíritos enganadores. Em quais bases podemos discernir? “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;” Jo 4; 1 e 2

Como vemos no ensino de João, o espírito é identificado por sua confissão doutrinária sobre a pessoa de Cristo. Não há como separar a sã doutrina do Espírito Santo. Ele a gerou e ensina. Se, é veraz que o Salvador orou pela unidade dos salvos, também o fez, acerca dos termos dessa união. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Jo 17; 17

Santificação tem um quê de separação para Deus, mediante Sua palavra. Ecumenismo é união política conforme conveniências humanas, para não dizer, satânicas.

Também a unidade apregoada em Efésios repousa no mesmo valor. “Até que cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus; a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” Ef 4; 13 a 15

Os unidos pelo Espírito discernem e evitam “ventos de doutrina” e seguem à verdade. Então, pretender fazer uma união mundial em “espírito” mutilando a doutrina da Salvação, não passa de erigir nova Babel, um grande motim contra o Eterno.

Os incautos sonolentos que acham que união e paz são fins em si mesmos a despeito das condições precisam reler a Palavra; Paulo, sobretudo. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? Que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, entre eles andarei; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles; apartai-vos, diz o Senhor; não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; Serei para vós Pai, vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” II Cor 6; 14 a 18
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.