Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Preço do Pecado

Quase tudo na vida tem um preço. Procure conhecê-lo antes de adquirir ou realizar o que quer que seja (Lc.14.28). Depois, pode ser tarde demais.
Cuidado! Muitas vezes, o valor está escondido. Mercadorias em exposição são geralmente bem organizadas para atrair e convencer, mas o preço pode não estar visível, pois poderia assustar e afugentar os interessados, inviabilizando a venda.
Se nos dispomos a assistir uma apresentação sobre qualquer produto ou serviço, a informação mais difícil de se obter é o preço. É um mistério, um segredo, como se fosse uma ofensa a ser evitada. Para amenizar o impacto, os "marketeiros" trocaram o nome do "pagamento" para "investimento", o que, em alguns casos, faz sentido.
De modo paralelo a tudo isso, existem também as negociações espirituais. Desde o Éden até hoje, Satanás faz o seu comércio (Ez.28.16-18). Sua mercadoria é o pecado. Sua propaganda é sedutora, com o anúncio de vantagens, ocultação de desvantagens e absoluto silêncio quanto ao preço final (Gn.3). Os aparentes e imediatos benefícios da iniquidade são propagados aos quatro ventos a todo tempo, mas seus efeitos colaterais são omitidos. Não se deixe enganar. Agora, o prazer; depois, o tormento. O pecado pode parecer barato ou até gratuito, mas é muito caro e a cobrança vem com todo tipo de acréscimo. A despesa não é apenas material ou financeira, mas moral e espiritual. O pecado custa a paz do ser humano, sua alegria, felicidade e razão de viver. Pode incluir a perda dos bens, dos entes queridos, da saúde, da vida, mas o maior interesse do inimigo é pela posse eterna da alma humana (Pv.1.19). Pode-se ganhar muito dinheiro com o pecado (Pv.1.13), ou não, mas ele sempre traz grande dívida espiritual.
A proposta do maligno parece uma dádiva, mas a contrapartida é absurda: "Tudo isso te darei, se prostrado me adorares" (Mt.4). Mas, "de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma"? (Mc.8.36).
O pecado é caro. O prazo de pagamento é a eternidade. O fruto proibido não foi cobrado imediatamente, embora seus efeitos já tivessem começado. O texto de Gênesis não diz que Adão e Eva pagaram alguma quantia, mas a lista de prestações foi longa: vergonha, medo, culpa, perda da comunhão com Deus, expulsão do paraíso, bloqueio do acesso à árvore da vida, morte de Abel e, finalmente, a morte do primeiro casal, sem contar com a eternidade no lago de fogo, caso não tenham sido perdoados.
O pecado parece gratuito. Esaú comeu as lentilhas e saiu. Tudo parecia normal, mas a cobrança viria. Sansão se prostituiu diversas vezes. Ele se levantava e saía como se nada tivesse acontecido, mas a cobrança veio.
"Este é o caminho da adúltera: Ela come, limpa a boca, e diz: Não fiz nada de errado" (Pv.30.20), mas a cobrança vem.
Como saber o preço do pecado? O diabo não dirá, mas podemos descobrir através da bíblia e observando o pagamento que outros fizeram.
Veja o preço que Abraão pagou pelo relacionamento com a escrava ou quanto custou o adultério de Davi com Bateseba.
O pecado parece gratuito, mas é caríssimo. A prostituição, por exemplo, custa muito mais do que dinheiro. É grande engano pensar que só o "cliente" paga e a prostituta recebe. Ambos pagam. Satanás recebe. É assim que funciona.
O pecado parece gratuito, mas a conta chegará. O cobrador é implacável. O pecador não conseguirá esconder-se dos verdugos (Mt.18.34). Ninguém conseguirá enganar o Diabo.
O preço da droga não é cinco, dez ou cem reais, mas a saúde, os bens e a vida. O preço do álcool é a honra do viciado, além do seu emprego e sua família. Tudo isso é mais caro do que se imagina.
O que até aqui foi dito nos proporciona uma visão razoável do custo do pecado, mas a bíblia nos ensina também sobre a possibilidade do perdão. Isto não é impunidade, mas significa que alguém pagou a conta em nosso lugar: Jesus Cristo.
O sangue derramado na cruz do Calvário é suficiente para quitar a nossa dívida, mas precisamos saber, reconhecer e aceitar aquele sacrifício.
"Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz" (Col.2.14).
Jesus pagou o preço do pecado em nosso lugar. Quem suplica o seu perdão encontra a paz e a comunhão com Deus. Contudo, não podemos considerar sua graça como uma espécie de cartão pré-pago que nos autoriza a uma vida imunda. Ainda que o sangue de Jesus nos purifique diante de Deus e nos livre do inferno, as consequências terrenas do pecado geralmente continuam. O adultério pode ser perdoado, mas a destruição da família pode ser um efeito permanente. Portanto, a vigilância precisa ser constante.
O desejo de Deus é que, tendo sido perdoados, tenhamos a santificação como novo modo de vida. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm.6.23).

Pr. Anísio Renato de Andrade
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 27 [ver]
Site: http://anisiorenato.blogspot.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.