Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O encontro de Jesus com o gadareno

E saíram a ver o que tinha acontecido e vieram ter com Jesus. Acharam, então, o homem de quem haviam saído os demônios, vestido e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. (Lucas 8:35). A completude do evangelho abrange todas as áreas da nossa vida: corpo, alma e espírito. O encontro do endemoniado de Gadara, com Jesus, revela o poder de Deus para mudar completamente a "sorte" humana. Atende desde as insuficiências mais básicas (fisiológicas e de segurança) como aquelas relacionadas ao social e autoestima. Mas, ainda que acreditemos que a escassez seja suprida pela instrumentalidade do poder social, o homem não pode, por si só, atingir plenamente a felicidade.

Ao contrário de Maslow (psicólogo americano), que ensinava a necessidade do indivíduo ascender algumas posições hierárquicas para a auto satisfação completa de suas necessidades, a Palavra de Deus nos encaminha para outro sentido. O direção da plena suficiência em Cristo. "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". O "crente" pode, então, alcançar o principal objetivo pelo qual foi salvo, a glória de Deus. Nele (Jesus) as nossas menores e maiores "ambições" podem ser concretizadas, desde que em consonância com a Palavra e vontade divinas. Vejamos alguns exemplos bíblicos. Necessidades fisiológicas: "...Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?". O ensino imperativo e límpido das Escrituras é o da confiança na providência de Deus e da libertação do coração para o frequente mal que nos impede de receber as bençãos do alto, a incredulidade. As portas do céu só se abrem, desmedidamente, quando adentramos os átrios celestes com fé e certeza de descanso na mercê de Deus. Alinham-se, então, as recompensas pelo esforço e desempenho empregados no trabalho material à graça generosa do Altíssimo derramadas sobre todos os "vindicantes da fé", àqueles que acreditam nos méritos da obra redentora e meritória de Cristo, pelo pecador na cruz. Necessidades de segurança: "...E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo... O testemunho de Policarpo ainda é um exemplo para os dias atuais: ‘O senhor me ameaça com um simples fogo que queima por uma hora e depois se apaga. Nunca ouviu falar do fogo do julgamento vindouro e do castigo eterno reservados para os ímpios? Por que está demorando tanto? Faça logo o que quiser comigo!’

A orientação de Jesus é a de que sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes. É a segurança para escapar dos infiéis ‘predadores’, mas, ao mesmo tempo, capacidade de viver com retidão para poder enfrentar os sofrimentos advindos de se fazer a vontade de Deus. Necessidades de autoestima: "... Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa". Por fim, o cristão pode e deve ter o amor-próprio em níveis elevados. Ele é templo do Espírito santo e reflete em seu rosto a glória do Senhor Jesus Cristo. Portanto, como aquele liberto gadareno endemoniado, podemos obedecer ao mandamento, atender o chamado santo e dizer: ‘- Vou para casa e anunciarei quão grandes coisas o Senhor fez por mim.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.