Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Deus sofredor

Deparamos-nos outra vez com mais um feriado do calendário cristão: é chegada a Páscoa. A meu ver, este feriado é o mais rico em significado dentre todos os outros existentes na cultura judaico-cristã. A cada ano a mensagem se renova em nossos corações, e não somente se renova, mas também passa a possuir significados cada vez mais ricos.

Nestes dias de tantas notícias ruins, dias em que nos surpreendemos com a crueldade humana e com as conseqüências da má utilização dos recursos naturais e desrespeito ao meio-ambiente, a mensagem da páscoa é extremamente propícia, oportuna. Num
tempo em que nos perguntamos o porquê de tantas mazelas, em que questionamos até mesmo a Deus (Deus, por que tanto sofrimento?), esta celebração nos confronta com sua mensagem.

Ao imaginarmos a cena da Cruz do Calvário podemos apenas enxergar um pobre
homem martirizado, derrotado, e que nada pode fazer por si mesmo, quanto mais por nós. Mas por outro lado, podemos enxergar o Deus que sofre. Sim, isso mesmo, o Deus que sofre. Na maioria das vezes, nos é falado de um Deus intangível, inamovível, quase inerte e inabalável (e na verdade em certo sentido Ele o é, pois não há que
possa contra Ele); aquele velho de barbas brancas sempre com a mesma expressão severa esperando para nos reprovar. No entanto, na Cruz é diferente. Ao olharmos para ela vemos o Deus que chora, sofre, sente dores e é humilhado.

A mensagem da Páscoa é a resposta para nossas indagações. Deus não se importa que soframos? Ele não vê que o mundo que criou está perdido? Por que não faz nada? A resposta é sim, ele se importa, vê o nosso sofrimento e, inclusive, já fez algo acerca disto. Em Cristo, moído e crucificado no Calvário, podemos ver Deus chorar conosco, sofrer conosco, ser humilhado conosco, morrer conosco. As nossas mazelas, as de ontem, as de hoje e as de amanhã estavam lá: nas costas, nos ombros, no corpo e no coração Dele.

Em um momento o homem disse: "Basta, não te quero mais a palpitar, Deus"! E esta escolha é a causa de todas as nossas chagas pessoais e sociais.

Mas, como já foi dito acima, o Deus Todo-Poderoso que, por amor, decidiu tornar-se vulnerável, não desistiu de nós. Por isso entregou seu próprio Filho, por isso se entregou a si mesmo em nosso favor!

Porém, por mais linda que seja esta mensagem, ela não é composta somente de dor, sofrimento e morte. Ela é também, e principalmente, a boa nova da ressurreição, do recomeço, da segunda chance (a nossa chance!). Após a morte, ressurreição. Vemos Cristo ressuscitar e com ele à possibilidade de nós também ressurgimos; em Cristo, vemos Deus vencer e nós com Ele também; em Cristo, vemos Deus reinar eternamente e, se quisermos, nós também com Ele.

Para mim, esta é a mensagem da Páscoa. Ela é a certeza de que há um Deus que sofre conosco, sente o que sentimos e se importa com o que passamos. Não diz que Deus vai nos isentar de todas as dificuldades deste mundo, mas que Ele estará comigo, do meu lado; ou melhor, do nosso lado nos entregando força para podermos continuar. E assim como Ele venceu, nós também poderemos vencer as provações desta vida. É importante também não esquecer que além das vitórias terrenas há a promessa da eternidade ao seu lado, onde "Deus limpará de nossos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21:4).
Cuiabá - MT
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.