Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O desânimo de cada dia

O desânimo faz parte da agenda contemporânea. Boa parte das pessoas está desanimada com alguma coisa ou situação de suas vidas. Nessa correria desenfreada promovida pelo capitalismo as pessoas se veem cada vez mais como consumidoras consumidas pelo desejo de consumir, e esse desejo desencadeia muitas decepções e frustrações que alimentam o desanimo de cada dia. Cotidianamente somos bombardeados com noticias, ou ficamos sabemos de alguma situação de pessoas que nos circundam, ou de palavras indelicadas e grosseiras e assim ficamos mais desanimados. Há uma "atmosfera" de desânimo que paira sobre os grandes centros urbanos. Parece-me que a vida urbana agitada tem produzido uma ambiência propícia para o desânimo.
As pessoas estão desanimadas com a política, pois afinal de contas os escândalos são vergonhosos e assim como praga eles se proliferam. As pessoas estão cansadas de tantas CPIs, são tantas que nem nos lembramos da última só sabemos da CPI do momento. As pessoas estão desanimadas de serem exploradas e não veem ações públicas efetivas que favorece a sociedade. As pessoas estão desanimadas com as posturas beligerantes dos políticos e dos religiosos extremistas. Desanimadas com tantas noticias violentas que circulam pela internet, e pela TV. Desanimadas com a falta de segurança pública, com o pouco investimento no combate do narcotráfico, com as mazelas das favelas. Desanimadas com a falta de investimento e estrutura de saneamento básico. Desanimadas com a forma displicente com que as autoridades e as empresas usam os recursos naturais como se eles fossem infinitos.
Desanimadas com o valor dos alimentos, com a taxa de juros, com a falta de crédito, com o baixo salário, e com os muitos impostos. Desanimadas com a saúde pública que é uma vergonha, um descaso e um desrespeito à dignidade humana. Desanimada com seus relacionamentos cada vez mais conturbados e sem profundidade. Desanimadas com as pessoas de sua empresa, faculdades, amigos e familiares. Desanimadas com o casamento, com o compromisso de permanecer casado (as). Desanimadas de planejar a vida e sonhar com o futuro. Desanimadas com a falta de estabilidade financeira, com a instabilidade profissional e com o desestímulo da carreira. Desanimadas a estudar mais e só consegui um diploma e não oportunidade de colocar em prática o conteúdo adquirido.
Desanimadas por se sentirem apenas um número nessa sociedade louca onde as pessoas se relacionam com as outras a partir das estáticas de mercada. Desanimadas por serem vistas como clientes que vão consumir produtos. Desanimadas por ser tratadas a partir do numero do CPF e não pelo nome. Desanimadas por ser mais um na multidão, mais um número da estatística do IBGE. Desanimadas por ser explorada pelos líderes religiosos inescrupulosos que usam a fé com barganha e moeda de troca. Desanimadas com a religiosidade midiática e exploradora. Desanimadas com as propagandas de uma vida feliz e boa que só vê na TV. Desanimadas de se esforçar e aparentemente não chegar a lugar algum.
Desanimadas com o corpo, com a barriguinha saliente, com os incômodos pneus, com a falta de tempo para se exercitar. Desanimadas com a fatura do cartão de crédito, com a conta da farmácia, com a escola das crianças, com o boleto a ser pago. Desanimadas com as contas a pagar todo santo mês, com o valor da conta do supermercado que a cada mês só aumenta.
Em meio a tantas expressões de desânimo precisamos recordas das sábias e confortantes palavras do Mestre Jesus: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Jesus encoraja seus discípulos declarando sua vitória sobre o mundo, e diz que precisamos ter bom ânimo, ou seja, que sejamos motivados pelo Espírito de Deus. Há inúmeros motivos para desanimar, mas há maior motivo para mantermos o bom ânimo. Jesus pede que não nos entreguemos ao desânimo, pois ele rouba a nossa alegria pela vida, e pessoas desanimadas não testemunham da graça salvadora do Senhor. Pessoas de bom ânimo amam, celebram, se alegram, encorajam e assim testemunham da graça. Tenhamos bom ânimo para vencermos os dias difíceis em que vivemos. Que nosso bom ânimo dê testemunho da alegria de Jesus, que é alegria completa e verdadeira.
Sorocaba - SP
Textos publicados: 24 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.