Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Nao suportado!

Após o desjejum, tenho meu tempo diário de leitura, 3 horas, após o que a mesa do almoço já estando posta, recebo o convite, de minha esposa, para almoçar; em seguida, durante o ócio externo [caminhada] ou interno [sofá], fico a refletir sobre assuntos os mais variados, e, às vezes, quando não saio, chego até a um saudável e compensador cochilo.

A reverenciar uma pseudo-alegria pela ausência de trabalho [Aposentadoria] melhor é, no ócio, cultivar os momentos de reflexões distantes das coisas [paixões] deste mundo.

No fim da tarde dou uma olhada, sem abrir e responder, nos e-mails na caixa de entrada do provedor; somente à noite, após o jantar é que leio e respondo as mensagens recebidas, tanto por e-mail como em uma das redes sociais.

Por uma questão de segurança, primeiro, deixo o antivírus dar uma varredura no computador para organizar, eliminar arquivos desnecessários, enfim limpar a máquina.

Durante esse procedimento o antivírus alerta quais as áreas que contêm risco e, após outro clique, faz as devidas ações corretivas; no entanto, sempre, na verificação do “Wi-Fi” surge a mensagem: “Roteador de ‘Wi-Fi’ não suportado!”

A expressão “suportar” tem, nesse caso, o sentido de “não aceito”, “não admitido”
“não aprovado”, “não confiável”, “não tolerado” [expressões sinônimas], dependendo de uma ação física, do usuário, de retirar o roteador ou substitui-lo por um mais seguro ou tecnicamente melhor.

Biblicamente, entendo esse verbo, suportar, com 2 sentidos diferentes; na maioria delas essa expressão deve ser traduzida, entendida como “tolerar”, quais sejam:

- “tamanho é o meu castigo [de Caim] que não posso suportar” (Gn 4. 13);

- “não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu suportaria” (Sl. 55. 12);

- “Quem poderá suportar o dia da sua vinda?” (Ml 3. 2);

- “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rm 8. 22);

- “vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13);

- “O amor (...) tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Co 13. 7);

- “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina” (II Tm. 4. 3);

- “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hb 12. 2);

- “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação” (Tg. 1. 12).

A Palavra de Deus também usa esse verbo, em uma de suas passagens, não com o significado de tolerar, de aguentar, mas no sentido de “dar suporte”, “dar ajuda”,
“dar uma mão”, “dar apoio”, “oferecer o ombro amigo”.

Diz a Sagrada Escritura: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, SUPORTANTO-VOS uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4 1-6).

Se o Senhor Jesus recomendou: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5 44), se Ele definiu os maiores mandamentos dizendo:

- “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22 37-39) não cabe no texto de Paulo aos Efésios, acima transcrito, a versão, a orientação, a recomendação de “tolerar” [suportar] o próximo; esse “suportando-vos” é uma recomendação de dar suporte, dar apoio, dar ajuda, ser solidário dando Amor.

Inimaginável pensar que teríamos que “tolerar” as pessoas, familiares e amigos, diante da Lei Maior que é o Amor; na carta de Paulo aos coríntios, capítulo 13 1-13, fica muito claro que nada tem valor, qualquer que seja a boa obra ou sacrifício que fazemos se não houver Amor. E termina dizendo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (I Co 13 13).

Deus é Amor nos diz João (I Jo 4 16), o discípulo amado, e a sua primeira carta apresenta-nos o amor como um dos temas principais, um tema muito forte, que nos leva a refletir sobre o amor.

Diz-nos ele: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (I Jo 4 20).

Parafraseando João: “Se alguém disser: Amo a Deus, e não der suporte ao próximo, é mentiroso; pois aquele que não ampara a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê”; outras paráfrases poderiam ser ditas a respeito desse grande Amor que fez com que Deus nos enviasse o Seu Filho, o Senhor Jesus, para dar a sua vida por nós (Jo 3 16).
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.