Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Mulheres da Bíblia

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Pensando nesta data e em todo o contexto que a envolve, inclusive na questão do comércio que a explora à larga visando usufruir mais lucros, comecei a meditar sobre as mulheres da Bíblia e no legado que elas nos deixaram.

A Bíblia, como se sabe, é o livro por excelência, completo, sagrado e imutável. No seu bojo nos deparamos com histórias em que direta ou indiretamente muitas mulheres participaram.É gratificante estudarmos a vida dessas heroínas, algumas quase anônimas que, não obstante, deixaram a sua marca nas páginas sagradas.

É importante salientarmos que a Bíblia, em geral, não apresenta apenas as qualidades, mas também as falhas ou defeitos de seus personagens. Eva, a primeira mulher, foi a mãe de todos de quem se originou a raça humana. Ela, no entanto, desobedeceu a Deus, foi enganada pela serpente, mas foi preservada e abençoada. Sara foi um exemplo de vitória nas provações. Enfrentou a tudo e a todos e foi recompensada por Deus com o "filho da promessa" na sua adiantada velhice. Miriã, irmã de Moisés, foi uma mulher muito usada por Deus e uma profetisa a Seu serviço. Raabe, a meretriz, foi duplamente salva e arriscou a sua própria vida escondendo em sua casa os espias de Jericó. Débora, a juiza, foi uma mulher destemida e fiel. Rute foi um exemplo de nora fiel e dedicada que não abandonou a sua sogra Noemi mesmo diante de tantas lutas e dificuldades. Ana foi um exemplo de mulher vitoriosa na oração. Ela foi persistente na oração, e Deus a abençoou dando-lhe um filho que mais tarde se tornaria sacerdote, profeta e juiz, a saber, Samuel. Abigail foi uma mulher dedicada e sábia. Ester foi um exemplo de sensibilidade e coragem. Com sua fé e determinação salvou uma nação. Maria, mãe de Jesus, foi agraciada por Deus. A samaritana foi um exemplo de mulher regenerada que encontrou o Mestre junto ao poço de Jacó e abriu para Ele o seu coração. Dorcas foi um exemplo de benevolência na igreja primitiva e abençoou a muitos com o seu trabalho. Lídia foi um exemplo de hospitalidade, pois recebeu em sua casa os servos do Senhor e ali se iniciou uma nova igreja. Enfim, muitas outras mulheres foram virtuosas no contexto bíblico as quais merecem ser respeitadas e imitadas em nossso dias.

Heroínas de um tempo distante, de uma época, cada uma com sua marca, seu exemplo e sua fé, as mulheres da Bíblia hoje ainda falam. Mães que se sacrificaram por seus filhos dando demonstração de amor e fidelidade na difícil jornada da vida. Quantas lágrimas derramadas! E analisando esta galeria me lembro de Agar, mãe de Ismael, que tanto sofreu no deserto, mas foi socorrida e amparada pelo anjo do Senhor. São as mulheres da Bíblia que nos deixaram exemplos e hoje são espelho para as mulheres cristãs dos dias dias atuais. Ainda hoje podemos ver e admirar mulheres que se destacam na vida da igreja e são exemplos de trabalho, convicção e dedicação na igreja e na sociedade. Louvamos a Deus pela vida dessas irmãs.

No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas, na verdade, todos os dias do ano pertencem às mulheres que lutam diariamente não apenas pela sobrevivência, mas, sobretudo, para conservar o seu bom nome na igreja e na sociedade. Parabéns às mulheres que tem sido agraciadas por Deus e procuram da melhor forma realizar o seu trabalho que é altamente relevante. O sábio Salomão escreveu: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. Ela faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida". (Provérbios 31. 10 e 12).
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.