Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Medo, insegurança ou fobia?

"No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor" S. João I - 4:18

Como são belas as palavras do Apostolo João. Ele sabia muito bem o que falava pois estava em meio a uma perseguição por parte do imperador Romano da época, a saber: Tito de 79 a 81 d.c e Domiciano, seu irmão, de 81 a 96 d.c.

Diz-se que Tito, manteve a média estável, sendo mal, porém, mais comedido em alguns pontos. Já Domiciano tratou os cristãos com requintes de crueldade. Jogando-os aos leões em espetáculos públicos e arrastando-os para fora de suas casas e incendiando-as.

Mas que verdadeiro amor é esse que João trata? O amor de Deus por nós ou o nosso amor por Deus? Me parece que ele fala do nosso amor a todo tempo. É isso que o contexto mostra. Vejamos os versículos 7, 12 e 16. Quando temos um amor genuíno não precisamos temer nada, nem o amanhã, nem as dificuldades, nem os reveses do dia a dia. "Medo da morte, medo do julgamento", como diz a Bíblia A Mensagem.

O amor VENCE, como já diria um celebre escritor. Qual a diferença então entre MEDO e INSEGURANÇA. Talvez a insegurança seja um medo de lidar consigo mesmo. O inseguro, por vezes não reconhece as suas habilidades e é isso que tentamos ajudar no PROCESSO CLINICO. Uma boa psicoterapia faz a pessoa acreditar mais em seus potenciais e sonhos. Depois desse processo, por exemplo, a pessoa consegue falar em público, se dar a um novo relacionamento e até ser arrojado em projetos futuros. Você sabia que pode muito mais?

E quanto a FOBIA? Tecnicamente a fobia é um medo de algo que consideramos irrealmente seus malefícios. Geralmente atrelado a um animal peçonhento ou de qualquer espécie. Eu lembro de como eu sofria com as ratazanas na faculdade em laboratórios. Eu tinha pavor de modo que suava as mãos. Elas eram muito "maior" que eu. Depois de um autoconhecimento e de dimensionar adequadamente aquele animal eu passei a conviver adequadamente com elas. Agora sem medo.

Então o que te amedronta? Perder alguém que você ama muito? O emprego, a segurança? A mãe, o pai? Realmente são coisas valiosas para nós e temos certa razão em temer isso. Mas eu gostaria de te ajudar no sentido que isso não travasse a sua vida. Então te dou algumas sugestões.

1) Olhe com realismo para a vida. Não veja impossibilidades no caminho. O emprego conseguimos outro. A saúde a gente trata, A morte é uma oportunidade de descanso e a passagem, se é que você acredita, para um plano muito melhor. Para mim um plano incomparável.

2) Trate do seu sintoma com um PROFISSIONAL. Ele certamente te ajudará com a sua necessidade. Existem técnicas adequadas para nós, seja ela qual for.

3) Aposte em você. Uma das formas de estarmos mais SEGUROS é investir em nós, na nossa aparência, nos nossos estudos, nos nossos relacionamentos. Faça isso e depois me conte o que acontece.

4) Por fim, Acredite no amor de Deus por você. Ele basta. E ame muito, até quem não merece. Você experimentará uma sensação maravilhosa de bem-estar e SEGURANÇA.

Agora por fim, entenda, como uma busca por ajuda profissional e espiritual é importante. Tive uma paciente que cruzava da zona leste para perdizes.......parece que o sofrimento é maior que a distancia.

Deus nos ajude!


Marcio - Psicanalista ; Contato marcio.albuquerque@usp.br - tel 11-959925030
Osasco - SP
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.