Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Maravilhosos sepulcros malcheirosos!

Olhando um sepulcro, na maioria das vezes, percebe-se sua beleza, seus detalhes, seus desenhos, uma verdadeira escultura, uma obra-prima, uns de mármore, outros de granito, outros mais simples, mas todos bonitos, principalmente nos dias de comemoração, que além da sua beleza, normal ainda são enfeitados de flores e fitas coloridas. É exatamente assim que são não poucas pessoas, até em releção aos dias de festa, se enfeitam mais, ficam mais coloridas e elegantes. E isso é supernormal, pois devemos nos arrumar sim, nos enfeitarmos, andarmos limpos, elegantes... Tudo isso é normal... Devemos ter uma boa aparência, isso é bom. Mas a comparação não vai só até aí, e este é o problema, quando alguém autorizado, e corajoso suficiente toma a atitude de abrir o sepulcro, se depara com algo desagradabilíssimo, se depara com muito mal cheiro e feiúra, com algo em decomposição, triste, feio, desesperador.

Neste momento perde-se toda a beleza que há do lado de fora, é quase instantâneo o esquecimento do que foi vislumbrado antes, e ainda que não se esqueçe, a imagem externa se torna sem valor, sem sentido, sem nenhuma notoriedade, quase invisível, e não consegue mais mexer com as emoções que são geradas ataravés das janelas do corpo que levam à alma toda mensagem do exterior.

Agora outras emoções são geradas,através das narinas, da audição, pela reação pavorosa dos espectadores, e também dos próprios olhos, porém mais chocante e profundo do que antes.

A ilusão se foi, a velha mentira tão evidente nos nossos dias através da mídia, falsas propagandas, dos contos de fadas, etc.. A falsa beleza.

A verdade vem à tona agora, o que ninguém via apareceu, o que ninguém desconfiava enfim se revelou. E para agravar mais ainda, não adianta nenhum sorriso amarelo, disfarçado, tentando acobertar o que se vê, nenhuma explicação por mais convincente que seja irá convencer o que a realidade mostra, pois não se trata de um problema que pode ser solucionado através de um milagre, pois Deus é poderoso para fazer qualquer coisa, mas se trata de algo que Deus abomina chamado hipocrisia. Deixo claro que Deus perdoa pecados, inclusive a hipocrisia, ele pode fazer de um hipócrita, um homem de Deus, mas o que abordo aqui é a hipocrisia constante, itinerante, sem desejo de se arrepender, sem vontade de melhorar, exatamente como o sepulcro do cemitério, já fechado, já lapidado, enfeitado, lindo, lindo. Se este alguém corajoso não tivesse sido audacioso o suficiente para arrebentar a tampa do sepulcro, tudo continuaria como estava.

A questão é: quem é esse corajoso e audacioso, que tem coragem de encarar o cheiro fétido e a feiúra do sepulcro? Este alguém é Deus e sua Palavra, em conformidade com o homem. Por isto Jesus em seu discurso enfático e duro contra os fariseus usou este exemplo categoricamente. Pode ser o pior pecador da terra, o mais terrível de todos, o mais indigno, o coração de Deus se derrete ao vê-lo prostrado, não só de joelhos, mas de coração em arrependimento, agora Deus não suporta a tal da hipocrisia, coisa do inferno, criada por satanás e usada por muitos homens. Por isso é que para comover o coração de Deus é preciso muito mais do que festas na igreja, ainda que esta seja linda, maravilhosa, cheia de pessoas que se enfeitam mais nesses dias, ainda que o louvor seja tremendo, a Palavra extraordinária, o coral ensaiado, o grupo de coreografia atraente e empolgante pela sua beleza e leveza, tudo, as roupas, o altar, os enfeites, as emoções, os choros, os risos, as palmas, etc... Se tudo isso não estiver temperado, misturado, envolvido em verdade e pureza de coração não vai passar de hipocrisia, porque durante a festa, o culto, o dia a dia, durante nosso trabalho, nosso lazer, nossas atitudes, Deus é o corajoso que tem a audácia de abrir o sepulcro, abrir e olhar lá dentro, bem de perto, ele tem coragem de examinar, ele tem coragem de cheirar, de tocar com suas mãos, de ouvir e de verificar o que vale mais do que qualquer outra coisa, o interior. 

Por isso ele disse pra limpar primeiro o interior do prato e do copo, e depois o exterior, por isso ele disse que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai. E por mais que o mundo através de seus métodos obscuros tente ridicularizar este padrão, zombar do que a Bíblia declara abertamente sobre o interior do homem, este decreto nunca mudará, pois é Deus que estabeleceu. Pelo contrário, a cada dia que passa isso se torna mais real e sério, pois diante do mal cheiro deste mundo, a Palavra de Deus se torna mais viva a cada dia, e o mundo acumula para si julgamento e condenação, pois os sepulcros serão abertos quer o homem creia ou não, quer ele aceite ou não, eles serão abertos, a melhor opção é não ser sepulcro, mas sim ser comparado com outras coisas como por exemplo "carvalhos de justiça" crianças, pois elas são sinceras mesmo errando. 

Então, não julgue ninguém pela aparência, nem por ser bonito demais, nem por ser feio, por ser rico ou pobre, porque se veste bem ou mal, por falar certo ou errado, por ser poliglota ou analfabeto. Não seja um sepulcro, mas seja uma carta aberta lida por Deus e pelos homens.
São José Da Lapa - MG
Textos publicados: 34 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.