Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Mais 18 Joves Mortos

A manhã fria da quinta feira 09/06 começa com a notícia da tragédia do acidente de um ônibus de jovens universitários. As notícias relatam que 18 vidas foram ceifadas pelo violento transito. Uma tragédia que rouba a cena entre tantas outras tragédias. Nossas ruas e rodovias matam muitas vidas de forma brutal, e quando não mata aleija e mutila muitas pessoas. Nosso país é violento. Em todos os aspectos e em todas as áreas estamos cercados de violência. O acidente na Mogi- Bertioga era uma tragédia anunciada. Aquele ônibus estava circulando por aquele trajeto todo dia, numa região de serra com neblina e escura, cheio de curvas e sem sinalização, com o ônibus com dificuldades mecânicas e com um motorista sob suspeita pelos passageiros.

O ônibus fretado transportava mais de 40 pessoas. No interior do ônibus um grupo de jovens com muitos sonhos e planos. Eram jovens batalhadores. Os familiares falando nas reportagens demonstraram que aqueles jovens trabalhavam durante o dia, cada qual em uma área, e a noite viajava para outra cidade a fim de cursar uma faculdade. Eram brasileiros (as) privilegiados (as) por fazerem uma faculdade, em um país que não investe em educação. Temos o lindo lema “Pátria Educadora”, mas nossa juventude é transportada de forma irregular e irresponsável, e sem investimento. Deveríamos ter faculdades públicas acessíveis e de boa qualidade e localizadas em todos os cantos do país. Poucos privilegiados podem morar ao redor do Campus Universitário das Faculdades Federais e Estaduais. Aquele ônibus não transportava apenas pessoas com sonhos e sim uma geração batalhadora que almeja construir uma carreira brilhante para poder sustentar suas famílias, que estavam ainda em construção. Alguns namoravam, outros poucos eram casados, e alguns ainda não pensavam em relacionamento duradouro, e sim após o término do curso.

A tragédia nos causa pavor, mas essa tragédia vem na seguida de tantas outras notícias, e após essa notícia, tantas outras serão divulgadas, que as pessoas quase não sofrem mais. Acostumamos-nos com essa avalanche de tragédias. Nossos sentimentos se tornaram frios e nossas mentes cauterizadas diante do sofrimento humano. Foram 18 jovens mortos e alguns que ainda estão internadas no hospital. Só quem é pai sabe imaginar a dor dos pais que perderam seus filhos. Os namorados que terá dar outro rumo a suas vidas. A família do motorista terá que continuar a jornada da vida sem a presença do pai. Provavelmente era um motorista que tinha um sonho de estudar, mas que foi impedido pelos processos educacionais fracos e injustos na qual estava inserido. O motorista com 37 anos, ainda jovem, talvez desejasse estudar como aqueles jovens, mas não teve tempo e/ou oportunidade, pois tinha que trabalhar e sustentar a sua casa.

Essa tragédia além de mover nossos corações na direção daqueles que sofrem nessa hora, sensibiliza nossa vida e provoca reflexões. Uma tragédia como essa deve nos comover e assim devemos clamar ao Senhor pelo consolo e conforto do Senhor. Uma vida é valiosíssima, e uma vida jovem, é preciosa, pois um jovem no curso natural da vida terá uma jornada promissora. É triste ver que a vida 18 jovens, 17 universitários com idade média de 20 anos e o motorista de 37 anos, foram ceifadas por imprudência e irresponsabilidade. É horrível notar, perceber e sentir que a vida humana em nosso país não tem valor para os políticos. Uma tragédia como essa deveria nos levar a uma reflexão de como temos vivido nosso dias e como temos investido o tempo, essa preciosidade doada por Deus, e como temos andando na presença de Deus.

Para aqueles jovens era mais um dia normal, mais uma noite de aulas, e após as aulas o retorno para casa. Eles não saíram do trabalho direto pra faculdade pensando que iam morrer. Não sabemos o dia de nossa morte, por isso todo instante deve ser vivenciado como o último e com a consciência em paz com Deus. Aqueles jovens não pensavam que iam morrer, mas a tragédia os tomou de surpresa. Pensando e refletindo não há como não se lembrar das palavras do sábio Salomão: “Lembre-te do teu criador nos dias da tua juventude” (Eclesiastes 12:1). Que possamos estar em paz com Deus para não sermos surpreendidos com a morte. Que as igrejas se despertem para compartilhar o evangelho com a juventude de forma contextualizada e relevante, a fim de que possamos ver os jovens desfrutando da vida eterna.

Que Deus tenha misericórdia da nossa juventude, e que nossos jovens possam ver essas tragédias e se voltarem para o Senhor. Que nossa juventude veja como é importante estar em paz com Deus!
Sorocaba - SP
Textos publicados: 24 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.