Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Mãe de “primeira viagem”!

Sabe de quem vou falar neste artigo em homenagem as mães? Joquebede? Ana? Sara? Maria? Não. Mas, tenho certeza que esta mãe é tão especial como as outras. Ela representa justamente as mães de “primeira viagem”. Ela é uma mãe que toda mãe se identifica. Chega de mistério: a mãe em destaque é Eva!

Amada por muitos, odiada por alguns; compreendida por alguns, difamada por muitos. Eva é muitas vezes negligenciada como mãe, e seu papel na história; criminalizada, ou, olhada apenas na ótica da escolha errada. Vamos então refletir sobre a mãe de todos os seres humanos.

Seu nome segundo estudiosos, entre os muitos significados: “…está relacionado com um termo hebraico (hayyah), que significa viver. Ela foi chamada assim, porque se tornaria a mãe de todos os seres humanos.” (Champlin).

Ainda outro estudioso bíblico, sugere que “sua conexão com o papel de Eva como mãe; sugere ainda que Adão ouvira com fé a promessa do versículo 15 [Gn 3, que fala que o Descendente da mulher pisaria a cabeça da serpente, que biblicamente (Ap 12.9), é satanás)” (Comentário Vida Nova).

Diante do que conhecemos sobre Eva, os primeiros quatros capítulos de Gênesis, nos ajudam a tirar lições preciosas de sua vida, que servem para todas as mães.

Começamos, aprendendo que Eva foi singular em sua criação. Ela foi criada a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27); o próprio Deus a moldou com suas mãos. Deus complementou assim a criação. Eva tornou-se parceira na criação: a auxiliadora idônea, a ajudadora adequada, a “cara metade” de Adão (Gn 2.18-25). Eva também protagonizou o primeiro casamento da história (v.24).
Você mãe é singular. Você é criação de Deus. Louve a Deus pela singularidade dessa obra. Sendo descendente de Eva, você traz em si a herança da “imagem e semelhança”, ou seja, todos nós recebemos de Deus as qualidades de: inteligência, vontade e sentimentos.

Nem tudo foi tão bom para esta mãe, como todos sabem, Eva foi falha em seu comportamento. Em Gn 3, percebemos como foi a derrotada, pela serpente, um disfarce usado pelo diabo. Eva deu ouvidos, conversou e foi enganada pela serpente (vv.1-6; 1Tm 2.14). Talvez esse seja o episódio mais ressaltado de sua vida. Eva, não foi criada com inclinação para o pecado. Porém, deu ouvindo a serpente, e junto com seu marido, protagonizou a cena que mudaria para sempre a vida de todos nós: pecou.

Assim como Eva errou, você mãe certamente já pecou. Devemos orar confessando nossos pecados, e seguir a palavra de Jesus, e não as vozes do inimigo, do mundo ou da carne. Toda mãe deve seguir as palavras de Jesus (Mc 3.31-35), só assim, jamais sairão da presença do Senhor.

Apesar do pecado original, Eva foi alvo do amor de Deus. Quem diria que a primeira promessa de salvação da Bíblia seria dita no mesmo capítulo do primeiro pecado. É isso mesmo, Eva recebeu a notícia, de que um Descendente seu pisaria a cabeça da serpente. Aqui estamos de diante do primeiro Evangelho.

O Descendente da mulher é claramente identificado com Jesus Cristo, o segundo Adão (Rm 5). Nele, Adão e Eva, foram redimidos de seus pecados (Gn 3.21). Eva confiava na graça de Deus (4.1). Lembre mãe, que a graça de Deus nos possibilita novos começos tanto aqui, como no futuro. Em Cristo somos novas criaturas e vivemos um novo tempo (2 Co 5.17).

Apesar da graça de Deus em sua vida, Eva foi sofredora pela família. Depois do pecado, crises conjugais abalaram seu casamento. A dor do parto lhe foi aumentada; sua família foi a protagonista do primeiro assassinato da história (Gn 3.12; 16; 4.8-11); enfim, ela enfrentou o dilema que toda mãe enfrenta neste mundo mal.

Mãe, apesar de sermos de Deus, no mundo estamos sujeitos a sofrimentos, mais Jesus venceu este mundo (Jo 16.33); Lembre que nada, absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm 8.38-39).

Após a tragédia de ter que enterrar um filho (Abel), morto por seu irmão (Caim), nossa primeira mãe, teve outro filho, Sete, o qual Eva disse ser um filho dado por Deus; de Sete, Eva teve um neto chamado Enos, com quem o nome do Senhor voltou a ser invocado (Gn 4.25-26). Portanto, devemos lembrar que a semelhança de nossa mãe Eva, suas experiências podem ser mescladas de dor e tristeza, erros e acertos, risos e lágrimas, mas, contamos com o Senhor. Assim, como cuidou da primeira mãe, que será o primeiro na vida das mães que confiarem Nele.

NA TRINDADE,
Andrei Sampaio Soares.
São Paulo - SP
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.