Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Longevidade - pedir o quê, em oração?

Prioritariamente, quero discorrer sobre um assunto no qual não há muito consenso, a oração; orar é "conversar" com Deus, procurar ouvir mais do que falar – louvar, adorar e agradecer muito mais do que pedir.

As diversas orações do dia, na maioria dos casos, devem ser específicas como, por exemplo, no trânsito agradecer a direção de Deus e pedir pela segurança [nem sempre os motoristas dos outros veículos dirigem com cuidado, em oração]; às refeições agradecendo pelo pão de cada dia, e pedindo a bênção de Deus sobre o alimento, que não nos deixa faltar.

Há uma oração, todavia, aquela que o Senhor Jesus nos aconselhou a fazê-la no recôndito do coração, esta sim pode e deve ser um pouco mais longa abordando todas as situações: a vida, a saúde, a família, as amizades, a igreja, o trabalho, o orçamento familiar, etc.

Assim o Senhor Jesus a enunciou: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos" (Mt. 6 6-7).

Gostaria de abordar a questão da longevidade, o Senhor Jesus disse que veio para que tenhamos vida, e vida em abundância:

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo. 10 10); sempre explico que essa "vida em abundância" representa dizer "longevidade" e "qualidade de vida", essa é a vontade de Deus para os seus filhos, os que se converteram ao Senhor Jesus ao receberem-no no corações (Jo. 1 12).

Minha família – Torres – não tem um histórico muito regular de tempo de vida – perdemos dois tios, irmãos de minha mãe, precocemente, por volta dos quarenta anos de idade, o mais velho e o mais novo.

Os demais, cinco, incluindo minha mãe, passaram dos 85, quiçá 90 [uma exceção foi uma irmã que faleceu muito nova, mas em situação extraordinária].

Não conheço o histórico familiar do meu pai, falecido precocemente aos 66 anos, porque era filho adotivo, sem que se soubesse quem eram seus pais biológicos.

Os "Torres Alves" éramos cinco, sendo quatro irmãos e uma irmã; o mais velho faleceu, há pouco mais de 3 anos, com 75 anos, e o mais novo, há 6 meses, com 69 anos – sou, portanto, hoje, o mais velho dos três que ficaram [completo 76 anos em 12 de abril] e o que mais tempo permanece com vida e com vida em abundância. Glória a Deus!

A Palavra de Deus definiu que a vida vai a setenta anos e o que exceder a isso é enfado e cansaço: "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Sl. 90 10).

Já estou, portanto, na "prorrogação", com o "prazo de validade" vencido aguardando as constantes misericórdias de Deus, misericórdias que se renovam a cada manhã e são a causa de não sermos consumidos:

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lm. 3 22-23).

Conheço vidas que se prolongam após o centenário, e há situações em que isso ocorre com vida saudável [ausência de doenças]; é quase comum ler/ouvir, na mídia, sobre pessoas falecerem com 113, 115 anos em perfeitas atividade e consciência – um milagre e uma bênção de Deus!

A oração

- No meio cristão são comuns pedidos de orações, inclusive pelas (os) longevos; surge, então, a pergunta "título" deste texto: "pedir o quê?"

Creio, diante de um quadro desses, que, prioritariamente, devemos agradecer pelas bênçãos que Deus concedeu a essas pessoas e pelas bênçãos que elas são; depois, então, devemos "pedir" a Deus que a sua [d’Ele] vontade de vida abundante, para essas pessoas queridas, se dê com "paz" e "sem sofrimentos", com alegria, portanto.

A verdade é que Deus nos ensina, em sua Palavra, que devemos "Orar sem cessar" (I Ts. 5 17), ora em situações específicas [orações breves e sem vãs repetições – Mt. 6 6-7], ora orações mais íntimas, no recôndito do coração, aí sim abrangendo todas as situações de agradecimentos e pedidos; o importante é orar, é não perder o contato com o nosso único, verdadeiro e eterno Deus e Pai.

Finalmente, quero lembrar que Deus quer que agradeçamos TODAS as coisas, portanto, quer sejam as boas, quer sejam as ruins, porque para TUDO Ele tem um propósito: "Em TUDO dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (I Ts. 5 18).

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.