Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Livres dos Palmares black or white?

Sem dúvida a escravidão no Brasil era algo desumano e muitos escravos fugiam para os Quilombos; ou eram sequestrados para lá. Quilombo era um local de refúgio para escravos africanos e afrodescendentes, onde se organizavam para viver e se defender como diz nossa cultura popular.

Segundo Edison Carneiro; que era escritor e etnólogo especializado em temas afro-brasileiro, em seu livro (Quilombo dos Palmares - 1947); os quilombos não eram paraísos e Zumbi (Líder) não era um salvador perfeito.

“Para obter escravos, os quilombolas faziam pequenos ataques a povoados próximos. ‘Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados livres, mas os escravos raptados ou trazidos à força das vilas vizinhas continuavam escravos". (Site Veja.com).

A forma de governo nos Quilombos era o despotismo; forma de governo onde o poder é centralizado numa única pessoa.

Todos desejam liberdade; no Brasil existiam Quilombos, nos EUA construiram (hoje extinta) rodovia Rout 66, "infinita Highway" onde os jovens americanos viajavam em busca da liberdade das obrigações. Ali foi construiído o primeiro Motel do mundo.

Semelhante ao povo de Israel que queria ser livre (dono do próprio nariz) todos desejam isso; mas o problema é quando o povo busca liberdade nos ídolos:



E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim.

Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.

Isaías 2:7,8

Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?

Isaías 2:22



Não será o dinheiro, nem o líder esquerdista, nem o Sassá mutema que irá nos salvar da escravidão.

Exsite uma escravidão que que todas as raças estão submetidas, mas não percebem; escravos de Satanás, do egoísmo, do pecado.

A escravidão do pecado que é viver independente do Deus que nos criou e que enviou seu Filho para nos libertar:



Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. (Grego Doulos=Escravo).

Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

João 8:31-36



Só Jesus liberta e não podemos servir dois senhores; ou somos escravos do pecado ou somos escravos de Cristo. Abaixo estão versículos onde a palavra Grega Doulos que significa escravo é encontrada:



Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

Romanos 6:19 (Servirem=Doulos).



Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:1,2 (Servos=Doulos).



Qual Quilombo queremos estar? Qual estrada queremos pegar?

Jesus é o Caminho; a Verdade e a Vida e ninguém chega à Deus se não for por Ele.



maisquequilombo@gmail.com
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.