Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Homicídio [assassinato] ou suicídio?

Preliminarmente eu gostaria de contar a minha insatisfação com o termo [verbo] "suicidar"; aprendi, desde cedo, na Escola com os dois melhores professores de português de Juiz de Fora, quiçá de Minas Gerais, que a palavra suicídio é formada pelo "prefixo" "sui" [que quer dizer "a si mesmo"] mais o termo "cídio" que é "matar"; logo, "suicídio" significava "se matar" ou "matar a si mesmo".

Surpreendi-me, já há algum tempo, com o uso da expressão assim: "suicidou-se" ou "se suicidou"; no meu parco entendimento isso é redundância, é o mesmo que dizer "se matou-se"! Mas os dicionaristas já acataram essa mudança, bem como os intelectuais da Academia Brasileira de Letras.

A palavra homicídio já tinha algumas variações, quais sejam: - parricídio [do latim "parracidio" - matar o pai ou mãe]; - matricídio [matar a mãe]; infanticídio [matar criança]; - filicídio [matar filho]; genocídio [exterminar um povo]; feminicídio [forma, recém-criada, significando matar mulher].

Vamos à nossa história da semana: uma senhora, no Distrito Federal, está processando um homem que ela contratou para matá-la; é que ele, apesar de receber o pagamento [objetos e o próprio carro], não executou o crime e se recusa a atender telefonemas dela. A mulher disse à Justiça que desenvolveu uma doença psiquiátrica e já havia tentado o suicídio várias vezes [Folha de SP. 15.02.2017 B3].

O Juiz julgou a ação improcedente, pois o negócio jurídico é nulo quando o motivo determinante é ilícito; é aí que surge a minha pergunta: se consumado, seria homicídio ou suicídio?

Abstraindo-me da minha formação como homem do Direito, me permito dar tratos à bola; poderíamos dizer que a mulher era suicida, pois, de fato, ela queria "se suicidar" (sic), mas usou um "instrumento" humano [o homem] – ela poderia, também, ser considerada "assassinada", como de fato o fora [caso tivesse sido consumado].

Ele, o executante, claramente, seria o assassino, o homicida [ou caberiam outras hipóteses/teses?]; creio que não. – Quem sabe "coautor" [junto com ela]? Sem dúvida é uma história interessante.

A Palavra de Deus [a Bíblia] também tem casos de homicídios, mentiras, suicídios, adultérios, etc. porque ela não esconde, não varre para debaixo do tapete, as mazelas, os malfeitos, os crimes dos seus personagens; como exemplos temos Caim, Moisés, Davi, Abraão, Isaque, Jacó, Judas, Paulo, Pedro dentre muitos outros.

Isso porque Deus tem um plano de salvação [falei nisso no texto anterior] para TODA a humanidade; "Deus amou ao mundo de tal maneira que DEU o seu Filho Unigênito, para que TODO o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3 16).

Há todo um contexto nessa História bíblica: pecado, arrependimento, confissão a Deus, confissão ao próximo ofendido, perdão vertical [de Deus] perdão horizontal [do próximo, do irmão], aceitação do Senhor Jesus no coração como único e suficiente Senhor e Salvador, deixar o pecado, salvação eterna.

- Pecado: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm. 3 23).

- Arrependimento: João Batista, o precursor do Senhor Jesus disse: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc. 1 15).

O Senhor Jesus disse: "Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lc. 15 7).

- Confissão a Deus: "Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I Jo 1 9).

- Confissão ao ofendido: "Confessai, pois, os vossos pecados UNS AOS OUTROS e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tg. 5 16). Vide também, abaixo, Mateus 5 23-24.

- Perdão vertical: Já mencionado em confissão a Deus: "Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados" (I Jo 1 9).

- Perdão horizontal: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta" (Mt. 5 23-24).

- Aceitação do Senhor Jesus nos corações: "Mas a TODOS quantos O RECEBERAM deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS" (Jo 1 12).

- Deixar o pecado: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e DEIXA alcançará misericórdia" (Pv 28 13). O Senhor Jesus, em algumas curas, disse: "Tua fé te salvou, vá e NÃO PEQUES MAIS".

- Salvação eterna: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Rm. 8 1-2).

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 800 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.