Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Feliz páscoa para todos!

Páscoa, na sua essência, é uma festa judaica que lembra a saida do povo judeu do Egito, conduzido por Moisés, seguindo rumo à terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó. Essa história bíblica está narrada no livro de Êxodo, que significa saída.

Páscoa até hoje é uma festa incorporada à vida e aos costumes judaicos e faz parte das principais festas realizadas pelos judeus, de acordo com o seu calendário. O Senhor Jesus quando esteve aqui na terra durante a Sua missão salvadora participou, como todo bom judeu, de todas as festas que se realizavam em Jerusalém, a cidade santa. Até hoje peregrinos vão a essa cidade por ocasião dos festejos ligados à tradição e à religião desse povo.

Páscoa fala de sofrimento, perseguição, mas também fala de vida, de alegria e de libertação. O Senhor Jesus fez questão de se reunir com os discípulos para participar da última páscoa e na ocasião exclamou: "Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça". (Lucas 22.15). Era a sua última páscoa - um momento importante, um momento de despedida que marcaria, com certeza, a vida dos discípulos. Após aquela cerimônia, todos cantaram o hino e foram para o Monte das Oliveiras. Era a última semana do ministério de Jesus aqui na terra - um momento especial e de intensa emoção. Poucos dias depois o Mestre seria entregue às autoridades.

Páscoa, apesar de ser uma festa judaica, foi incorporada á vida das igrejas cristãs e hoje é lembrada e celebrada evidentemente de forma diferente dos costumes judaicos. Hoje, entendemos que essa festa significa vida, ressurreição, fartura e alegria. Paralelamente, comemoramos a ressurreição de Jesus que é a razão da fé e da crença de todos os cristãos. Ato esse que se deu num domingo, embora não saibamos em que mês se deu tendo em vista que seguimos outro calendário. Aprouve a todos os cristãos das diversas confissões lembrarem a grande vitória de Cristo que foi a sua ressurreição após ficar três dias no sepulcro. Olhando por este prisma é sempre bom lembrarmos esse momento de alegria e superação. Isto marca o cristão e fortalece a sua fé.

Hoje, entretanto, a Páscoa para muitos se transformou numa tradição comestível, pois se misturou ao comércio tornando-se uma festa que lembra chocolate, coelho, enfim, guloseima. A Páscoa, assim como o Natal, não conseguiu resistir aos apelos comerciais - de espiritual se transformou numa festa material com claros interesses lucrativos. Hoje, a Páscoa tem o formato de um ovo e movimenta milhões de reais em nosso País. Apesar destas anomalias, os autênticos cristãos continuam lembrando e comemorando a ressurreição de Jesus que é a a base da fé cristã e a razão de tudo. Paulo chegou a afirmar: "E, se Cristo não ressuscitou logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé". (I Corintios 15.14). Uma feliz Páscoa para todos!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.