Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Fé é acreditar ou conhecer?

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."

Vejo muitas pessoas associando a fé à irracionalidade... Mas tanto os evangelhos como as cartas dos apóstolos incitam o cristão a estar pronto a responder qual a razão de sua fé.

Tanto o "firme fundamento" quanto a "prova" remetem a uma experiência pessoal. Tratam-se de um conhecimento, e não de uma simples crença. Alguém poderá argumentar sobre o "esperar": "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." (Romanos 8:24,25), mas o texto que antecede estes versículos fala de um anseio vivenciado pela criação e pelo próprio salvo. Este anseio remete ao próprio Deus, à falta que a Sua criação (que foi sujeita à corrupção) e que aqueles que tem as "primícias do Espírito" (que aguardam a redenção do corpo) sentem de Sua plenitude neles.

Leio o apóstolo Paulo dizer que "os atributos invisíveis de Deus, assim como seu eterno poder, claramente se veem e se reconhecem por meio das coisas que foram criadas." Ou ainda, o salmista que nos convida a "provar e ver que o Senhor é bom."

Todo o conhecimento me parece ser precedido por uma ação do próprio Deus... As pessoas ouviam falar do que Cristo operava, criam e vinham até ele para serem curadas. Só então, com a cura, Jesus falava: "a tua fé te salvou." A salvação é mais profunda que a cura de uma enfermidade... Talvez o que Jesus queria dizer com estas palavras é que, por ter crido e experimentado o amor de Deus através da cura, a salvação foi operada, ou seja, esse conhecimento salvou a alma do enfermo. Aqui está a fé!

Em uma oração, Jesus pede a presença do próprio Deus nos discípulos por seu intermédio e diz: "para que o mundo creia que Tu me enviaste".

Então, entendo que, tanto na criação quanto nos discípulos, está a presença do próprio Deus como algo que o revela, que pode levar o homem ao Seu conhecimento.

O apóstolo Paulo disse que, noutros tempos, Deus deixou todas as nações andarem em seus próprios caminhos, e contudo, não deixou de "dar testemunho de si mesmo", dando chuvas e estações frutíferas, enchendo de mantimento e de alegria os seus corações. (Atos 14:16,17)
Deus dá testemunho de sua bondade e misericórdia, e seu maior testemunho foi dado em Cristo que morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Ele dá testemunho por suas ações, e estas ações podem ser através de outras pessoas. Através de Sua presença na vida delas.

Um é o testemunho do homem: aquele que evidencia o que Cristo fez em sua vida... Mesmo a fala de Paulo sobre a sua experiência sobrenatural com o Senhor é acompanhada de um outro fato: a sua conversão, conhecida por suas ações tidas por dignas de arrependimento.

Muitas promessas se remetem a tempos futuros, mas não consigo desassociar do presente a que Jesus fez de que "bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus". A santificação pode nos tornar sensíveis ao próprio Deus. Portanto, para ver (e conhecer) é preciso primeiro crer e se arrepender.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 5 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.