Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Fariseus ontem, fariseus hoje...

A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'. "Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'. "Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado", (Lucas 18:9-14).

O texto conhecido fala de dois indivíduos que se apresentam diante de Deus em oração. O fariseu é o primeiro, é religioso e considerado o entendido sobre espiritualidade, e do ponto de vista da aparência externa, um perfeito servo de Deus, de "boa conduta" e de muita "comunhão". É bem avaliado pela sua comunidade, e reverenciado por quase todos. O segundo é o publicano, ao contrário, traz em si o estigma de pessoa da pior qualidade. Era fiscal da fazenda, cobrador de impostos, um pecador inveterado, completamente distante de Deus.

Por ironia ambos se encontram no mesmo lugar, orando a Deus. O fariseu cônscio de que era uma pessoa perfeita e de uma espiritualidade invejável começa a pontuar suas atitudes louváveis e põe nelas a aprovação divina. O outro, o pecador, não tem a mesma coragem e convicção, e sem nem um pouco de ousadia arrogante, abre seu coração contando toda sua desgraça. Assim o texto apresenta quem é quem na sociedade religiosa daqueles dias. Importante também é perceber que Deus não avalia um homem como geralmente a religião costuma julgar o próximo.

Entretanto, essas figuras existem ainda hoje, sob outros nomes é claro. A doença, a presunção, a hipocrisia, o farisaísmo se manifestam semelhantemente. Não faltam arrogantes que se auto intitulem santos. Geralmente, esses indivíduos são seguidores de um sistema religioso e teológico.

O genuíno evangelho é a única maneira de trazer o homem para perto de Deus e de sua realidade. Enquanto a mensagem anunciada continuar sendo as mesmas bobagens ditas com frequência nos púlpitos e prosseguirmos falando o que as pessoas querem ouvir, pouca ou nenhuma mudança irá ocorrer. A hipocrisia e a presunção continuarão, e os otários de mente preguiçosa, darão o combustível necessário para que a fogueira continue acesa (entenda-se fogo estranho).

Um dos elementos mais prejudiciais para as Igrejas hodiernas tem sido a teologia da prosperidade e a engenhosidade de certos líderes, que fazem crer que a genuína espiritualidade de uma pessoa reflete a sua posição social e material. Ora, bem estranho, pois os primeiros cristãos eram os mais miseráveis e com menos posição social naqueles dias. Os fiéis morriam no coliseu romano, queimados em fogueiras, em óleo quente e por feras famintas. Mas hoje tudo que precisamos fazer pra agradar a Deus, segundo os que assim ensinam, é o dinheiro. Um bom dízimo, uma boa oferta de sacrifício, a compra de objetos ungidos, que vão desde tijolos e outros produtos.
Quando essa vergonha irá parar? A espiritualidade, ou santidade, não se faz dessa maneira. Leia os evangelhos e veja como Jesus ensinou as pessoas daqueles dias. Alguém já disse: “O maior cego, não é o cego, mas aquele que não quer ver”. No amor de Cristo.
Rio Dos Cedros - SC
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.