Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Eu, Você e a Vida!

Você já reparou no ciclo do ipê?

Estamos na época da flora do ipê, enquanto as outras árvores parecem mortas no inverno, o ipê flore! Não que ele esteja fora de tempo, mas é que esta é a hora pro ipê.
Daqui a pouco somem as flores, e ele, assim como as outras árvores, vai parecer seco e sem vida, e então quando começar as chuvas, ele rompe em verde e o ciclo recomeça.
Aprendo com o ipê que somos assim, como diz em Eclesiastes 3. Temos nosso próprio tempo para florir e para perder nossas folhas. E depois para nos encher de esperança com o verde novo que nos traz as chuvas.
Já reparou que é isso que Salomão, já no fim da vida, nos ensina isso quando diz "Nessa vida, tudo tem sua hora..."
Ele continua dizendo que há o tempo do plantio de nossas vidas, onde plantamos o que escolhemos, com cada atitude e escolha, vamos semeando na nossa caminhada, sem esquecer que o tempo da colheita chegará, e vamos colher os frutos e floras por nós cultivados. Observe também que para uma boa colheita, a semente precisa de cuidados, se não o fruto será pó ou ficará no plano das ideias. Então plante, cuide, e na hora certa você vai colher. Não ache que está demorando, porque está no tempo certo de maturação. Não se colhe um fruto antes da hora, tenha paciência!
Tem a hora de matar, sufocar, exterminar coisas ruins de nossas vidas, a hora de eliminar coisas nocivas, que nos fazem mal, para que venha a cura! Sim, precisamos do tempo de cura, mas como uma ferida em tratamento, primeiro se limpa a sujeira, tira-se o que atrapalha na cicatrização, para depois vir o alivio da cura.
Tem o tempo de se destruir de dentro de nós as convicções que já julgamos certas, derrubá-las como muros velhos para a construção de algo novo, bom e correto, alicerçado numa base forte e verdadeira.
Há a hora do choro, da lágrima, da dor expressada em águas, que jorram as vezes sem motivo aparente. Chore, deixe sair de você o dilúvio necessário, porque as vezes se faz preciso. E depois, deixe vir o riso, a alegria, o canto, porque essa hora também chega! E quando vier, ria, ria de si, da vida, para vida e com a vida. Aproveite cada segundo do sorrir. Pois temos tempos de lamento e choro, mas temos o tempo do rir e se alegrar.
Vai chegar o tempo do amor, do amar, do sentir o coração pulsar no corpo inteiro, do querer estar perto, do abraço, do calor, mas respeite o tempo de se abster, do estar sozinho, da solidão que acalma, que faz o silêncio um amigo, da calmaria, da quietude de se conhecer quando se está só. Porque tem o tempo de abraçar, mas tem o tempo de se afastar.
Vem tempo de mostrar os troféus na estante da sala, e o tempo de examinar o extrato do banco com cuidado. Tempo de segurar. Segurar a respiração, quem se ama, os filhos, e a hora de deixar partir, como quem se despede no cais, esperando ser o porto seguro pra onde volta quando necessário! Tem a hora de jogar fora o que já não serve, de rasgar, quebrar, arrancar, o que nos aperta, nos machuca, nos incomoda, mas vem o tempo de consertar o que se tem jeito, de dar uma segunda chance para o que se é de fato importante.
Tem a hora certa de falar. Nessa hora fale, grite, se explique, se faça entender, mas nessa hora, na hora certa. E quando não for a hora, cale! Cale, porque a sabedoria está em usar as palavras certas na hora certa. No meio de um tiroteio ninguém escuta ninguém, mas no silêncio os ouvidos são plateia.
Amor e ódio, guerra e paz, tudo no seu tempo, na sua hora... mesmo que pareça não haver a hora certa para se amar ou odiar, para paz que venha reinar, mas sim, tudo segue a ordem, e não, não sabemos quando, porque Deus não nos deixou um cronograma com as datas marcadas.
Sabe o que isso quer dizer? Que pra cada um e a cada tempo, as coisas acontecem e devemos viver nossa vida da melhor forma, trabalhando honestamente e fazendo nosso melhor, se divertindo e aproveitando as coisas boas que Deus nos proporciona, e quando os dias de inverno chegarem, e nossas folhas forem ao chão, vamos confiar em Deus, porque Ele é quem nos cuida e sustenta. A vida é um presente de Deus e temos de aproveitá-la. Temos que substituir alguns questionamentos por gratidão. A vida é um presente, vamos viver!
Entenda então, que cada um tem o próprio tempo, não se compare, não busque semelhanças no desabrochar de outras vidas, você é único no seu viver!
São Carlos - SP
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.