Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Escola bíblica dominical — Qual é a sua razão de ser?

Trabalhando em escola secular há mais de dez anos, percebo o quanto ela fica tranqüila em período de férias ou recesso escolar. Costumo dizer aos colegas, em tom de brincadeira: “como é bom uma escola sem aluno...”, sem barulhos, reclamações, choros... Mas, também sem razão de existir. Ora, uma escola sem aluno, deixa de ser escola. Se tiver quem ensine, mas não tiver quem aprenda, então, qual o sentido? Entende-se por escola, um lugar onde há um ensino coletivo. Tal ensino para acontecer precisa de professores e alunos, a ausência de um destes, descaracteriza o termo “escola”. Por isso, acredito ser o aluno a razão pela qual a Escola bíblica dominical - EBD existe e subsiste ao tempo. 

Percebendo ser o aluno, o verdadeiro motivo da existência da EBD, vale a pena enfatizar que ela não é uma escola como as demais. Antes, é uma escola única, com propósitos específicos e objetivos claros. Nela são ensinadas lições que têm valores eternos: A palavra de Deus.

Em que outra escola se tem objetivos espirituais, estuda-se a bíblia de forma sistematizada ou busca-se a vontade de Deus? Sei que você não conhece nenhuma outra... Consegue perceber o prejuízo de não se freqüentar a EBD? Assim como a escola secular busca desenvolver em seu aluno: maturidade, princípios de cidadania, socialização, dentre outros; a EBD tem o objetivo de proporcionar aos que a freqüentam: maturidade espiritual, princípios de um cidadão dos céus, socialização entre os irmãos na fé, dentre outros.

Seus propósitos são todos voltados para a vida cristã do aluno e para seu crescimento espiritual. O ensino pautado na Bíblia transforma caráter, instrui sobre valores morais e espirituais e edifica o alicerce que precisamos para lidar com momentos alegres e tristes de nossas vidas. A educação cristã precisa ser priorizada pela igreja. É muito cômodo viver eternamente como crianças que "não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda" (Jn 4.11). Mas, não é isso que Deus quer de nós, ele nos instrui a crescermos continuadamente, a fim de que nos tornemos adultos espirituais “... os quais, em razão do costume (em alimentar-se da palavra de Deus), têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hb 5.14). Você, cristão, é a razão pela qual a EBD existe. Sem você ela perde a razão de ser... Estudar a Bíblia sozinho é muito difícil, no entanto, a EBD viabiliza esse estudo pra você. 

Não perca tempo, nem oportunidade, aproveite intensamente o que lhe é oferecido. Seja um aluno da EBD, participe assiduamente, debata, questione. Sugue dela até a última gota, isso lhe fará crescer, lhe fortalecerá, lhe instruirá a traçar alvos espirituais e a ter uma vida de santidade, amando a Deus acima de todas as coisas. Seus ensinos lhe prepararão para a vida eterna com Cristo. Você conhece alguma outra escola capaz de lhe ensinar algo tão precioso? Sacie-se da palavra de Deus. “Eis que vem o tempo, diz o Senhor, em que eu enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor” (Am 8.11).
Gama - DF
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.