Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Emanuel, Deus conosco e não acima de todos

A razão do Cristo vir à terra não foi exclusivamente o seu sacrifício na cruz. Em Isaías 7:14 já havia a promessa: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". Emanuel significa "Deus conosco" (Mt 1:23) e Sua vinda implica mais do que um ato sacrificial; revela também o compartilhar de Deus da experiência humana.

Ao observarmos a trajetória da relação entre a humanidade e o Criador, vemos que, desde a criação do mundo, Deus sempre mostrou presente. Ao longo de toda a História, Ele se revelou à humanidade no monte Sinai, no tabernáculo, em milagres e profecias, de maneira que Deus nunca nos abandonou.

Afinal, devemos lembrar, "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco" (Mt 1:22-23).

Deus conosco. Um Deus que poderia estar acima de todos, mas escolheu vir à terra: nascer, crescer, aprender uma profissão e viver como um de nós, passando por alegrias, sofrimentos e tentações.

O Verbo se fez carne (João 1:14), humanizou-se, tornou-se alguém com as fragilidades do corpo e sujeito à morte e assim nos ensinou que nada é mais divino do que o Deus no meio de nós.

Em Jesus vemos Deus se identificando conosco, um Deus que entende nossas dificuldades e necessidades porque também passou pela terra se sujeitando às regras que havia criado para nós.

Jesus também nos mostrou o caráter de Deus. Ao ensinar com amor, cuidar dos necessitados, curar os doentes e perdoar. Ele nos revelou toda a bondade e sabedoria de Deus, de uma forma que nós pudéssemos entender. Foi por meio de Sua humanidade que Jesus manifestou a glória de Deus.

Agora, todos nós que cremos em Jesus podemos ter Deus conosco, dentro de nossos corações. Através do Espírito Santo, temos sempre acesso a Deus, não precisamos subir montes, nem oferecer sacrifícios nem fazer peregrinações. Deus está aqui, sempre esteve conosco.

O Evangelho de Lucas narra que os discípulos, depois de terem visto Jesus subir ao Céu, "voltaram a Jerusalém cheios de grande alegria" (Lc 24:52). Como é possível isso? É porque eles tinham experimentado o quanto são verdadeiras aquelas suas palavras. Também nós sentiremos uma imensa alegria, se acreditarmos realmente na promessa de Jesus: "e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28:20). Foram as últimas palavras de Cristo aos seus discípulos durante seu ministério terreno.

Ele permanece presente na terra por muitos modos: através do Espírito Santo e também por meio de Sua Palavra, nas crianças, nos despossuídos, nos excluídos por religião, gênero, etnia ou orientação sexual, de fato, em toda a humanidade, o ápice da Criação.

Lembremos, especialmente a presença que Ele mesmo nos indicou: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles" (Mateus 18:20). Assim, Jesus demonstrou Sua vontade de tornar-se presente em toda parte.

Encontremo-nos com a Sua presença, buscando viver conforme Seu exemplo, especialmente os dois novos e grandes mandamentos (Mt 22:36-40).

Jesus está conosco, no meio do povo, nas ocupações, nas favelas, com os doentes, nos presídios, com os milhões de desempregados angustiados com seu futuro. Nos cabe o cuidado dessas pessoas, o serviço ao próximo, a partilha das dores e medos; na demonstração do amor cristão: que tudo suporta e que tudo perdoa. Vivendo dessa maneira, manteremos já nesta vida a possibilidade de se encontrar com Jesus, pois "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes" (Mt 25:40).

Sim, Ele poderia estar acima de todos, mas preferiu estar e permanecer entre nós.
Curitiba - PR
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.