Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Em busca da coroa

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” 1Co 9.25.

O capítulo nove de 1ª Coríntios contém muitas defesas do apóstolo, ilustrações e seu posicionamento, dizendo estar pronto a abrir mão de alguns direitos para ser mais útil ao serviço do reino de Deus. “Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.”1C.9.12.

Na verdade, o apóstolo tinha o objetivo de anunciar a salvação que Jesus concede a pessoas que abrem mão de muitos interesses para se moldarem aos interesses de Cristo, que cobra algumas atitudes novas de quem deseja ir ao céu.

Na sequência, o apóstolo justifica sua posição e diz: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1C.9.16.

Podemos ver Paulo fazendo o máximo para que as pessoas conhecessem o significado da salvação que ele já tinha alcançado e tivessem interesse nela também.

No versículo vinte e cinco, o apóstolo Paulo tenta incutir motivação nas pessoas que estão dispostas a fazer a caminhada para o céu e as compara a atletas em busca de medalhas.

Daí ele diz:: Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

Aqui está o ápice de seu objetivo no texto. Fazer a consciência do cristão fluir na intensa busca da coroa eterna; ou seja, a salvação.

Se os atletas seculares fazem treinos exaustivos em busca de uma coroa corruptível, muito maior, então, deve ser o esforço do crente pela coroa incorruptível.

Quando colocamos nosso olhar nas instruções bíblicas, notamos alguns nutrientes que fortalecem os cristãos que se empenham na busca desta coroa incorruptível, tais como a vigilância e a fidelidade.

Vigilância contínua - Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ap 3.11. Esse versículo nos alerta que adversários espirituais procuram nos desabastecer dos nossos “nutrientes espirituais” já adquiridos pela fé. É necessário que vigiemos e oremos!

Fidelidade na adversidade
- Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Ap 2.10. Eis aí mais uma adversidade a ser enfrentada pelos cristãos que buscam a coroa, devem estar dispostos a enfrentar a morte, se necessário for.

Para alimentar a esperança dos que buscam a coroa, cito aqui o texto de Tiago 1.12, que diz “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. Como se observa, se de um lado há adversidade a ser suportada pelos cristãos, enquanto labutam pela vida eterna; de outro, está a promessa de felicidade eterna aos aprovados.
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.