Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

E os judeus não serão salvos?

É difícil opinar a respeito de pessoas que, entendemos, serão salvas e, pior ainda, a respeito daqueles que achamos que não o serão tendo em vista seus procedimentos inadequados em relação à Palavra de Deus e/ou até porque seguem outros credos, diferentes do evangelho que o Senhor Jesus nos ordenou [IDE] ensinar, pregar e testemunhar.

O argumento forte para que caminhemos SEMPRE com essa "grande comissão", que recebemos, é a afirmação que constantemente faço, em meus textos, de que "é vontade de Deus que NENHUM pereça, senão que TODOS cheguem ao arrependimento" (2Pe. 3 9).

Tenho um grande afeto em relação à palavra "TODOS", e tenho dito que "todos são todos mesmo" - não exclui ninguém.

- O versículo chave a respeito da salvação dos pecadores [e sou o pior deles, parafraseando Paulo] diz: "Porque Deus amou ao mundo [TODO] de tal maneira que DEU o seu Filho unigênito, para que TODO o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3 16)

– e o Senhor Jesus acrescentou: "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo [TODO] fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo. 3 17-18).

E disse ainda: "[Jesus] veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a TODOS quantos o receberam [no coração], deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, a saber, aos que creem no seu nome" (Jo. 1 11-12).

Deus disse, pela pena de Pedro: "Reconheço por verdade, que Deus NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS; pelo contrário, em QUALQUER NAÇÃO, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de TODOS" (At. 10 34-36).

Na carta aos hebreus ditou Deus: "e [Jesus] tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para TODOS os que lhe obedecem" (Hb. 5 9).

Considerando os textos citados a resposta ao título deste artigo seria: "NÃO, os judeus não seriam salvos", pois foram eles que, respondendo às autoridades, disseram, em relação ao Senhor Jesus [a quem eles não receberam]: "crucifica-o", e a autoridade lavando as mãos disse [sentença de homem]: "estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco [o povo]! E o povo TODO respondeu [sentença de homem]: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos" (Mt. 27 24-25).

Ensina-nos a Palavra de Deus que veio a salvação aos gentios [nós] pela transgressão dos judeus, para colocá-los em ciúmes: "Porventura tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude?" (Rm. 11 11-12).

Na sequência desse maravilhoso capítulo onze da carta aos Romanos, entendo que os ramos [judeus] da oliveira [Jesus] foram arrancados para que nós pudéssemos ser enxertados:

"Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme: Porque, se Deus não poupou os ramos naturais [Judeus], também não te poupará [gentio]; (...) (...) doutra sorte [se não permanecerdes], também tu [gentio] serás cortado. Eles [judeus] também, se não permanecerem na incredulidade, SERÃO ENXERTADOS; pois Deus é poderoso para os ENXERTAR DE NOVO. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, QUANTO MAIS NÃO SERÃO ENXERTADOS NA SUA PRÓPRIA OLIVEIRA [Jesus] aqueles [judeus] que são ramos naturais!" (Rm. 11 19-24).

E conclui: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério [para que não sejais presumidos em vós mesmos]; que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E, assim, TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, como está escrito: virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó [Israel] as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados (...) Porque Deus a TODOS encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com TODOS" (Rm. 11 25-32).

Há diversos outros textos que nos dão a certeza de que TODOS [judeus, cristãos, budistas, muçulmanos, etc.] quantos RECEBEREM O SENHOR JESUS [no coração] passarão a ter o direito de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS (Jo. 1 12).

O Senhor Jesus não nos diria: "Amais os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mt. 5 44) se Ele próprio não perdoasse os seus algozes; Ele já o fez na cruz:

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc. 23 34).

Um texto muito forte diz que se as leis fixas da natureza deixarem de existir, Israel será deixada, mas conclui: "JERUSALÉM JAMAIS SERÁ DESARRAIGADA OU DESTRUÍDA" (Jr. 31 36-40).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 502 [ver]
Site: http://www.sefiel.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.