Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

É necessário nascer de novo

Há uma passagem bíblica, contida no Evangelho de João (Cap. 3), sobre um homem chamado Nicodemos, mestre da lei em Israel (ou seja, com um invejável "pedigree" religioso), que foi ao encontro de Jesus à noite (certamente para não cair em descrédito diante do povo judeu que desprezava a Jesus). As primeiras palavras dirigidas a Jesus soavam "amáveis e cordiais" (talvez, se esse encontro tivesse ocorrido pela manhã, e na presença de outros, essas palavras não teriam sido as mesmas).

Jesus, por sua vez, sem se deixar levar pela onda de elogios, já que não buscava glórias humanas, afirmou que ele (Nicodemos) precisava “nascer de novo”. Nicodemos foi logo perguntando a Jesus como se daria isso. E imaginou, expressando em palavras, se teria que voltar para o ventre materno (como sugere a teoria reencarnacionista — doutrina tão antiga quanto o pecado — e que, desde o século XIX, através dos ensinos do Francês Allan Kardeck, vem disseminando-se como religião em diversos países, tendo no Brasil o seu maior número de adeptos).

Jesus descartou essa possibilidade, ao dizer-lhe que esse “novo nascimento” não se dá do ponto de vista biológico, visto que, pelas palavras do Mestre, “o que é nascido da carne, é da carne”. Esse “novo nascimento”, na descrição dada por Jesus, é espiritual, vem do céu, e alcança o coração do homem, quando este recebe, pela fé, a dádiva da salvação, consubstanciada pelo arrependimento verdadeiro, por uma entrega sincera da vida ao Senhorio de Cristo, que veio ao mundo morrer numa cruz para nos trazer salvação eterna, daí a necessidade de que o aceitemos como único e suficiente salvador.

O momento em que a fé, dispensada por Deus, encontra espaço no coração do pecador, faz ocorrer simultaneamente a “fecundação” e o “novo nascimento” (não sendo necessário se esperar nove meses, como acontece com o nascimento biológico).
Por esta razão, não tenho qualquer reserva em acreditar que esse “novo nascimento” pode ocorrer em qualquer lugar. O planeta Terra é essa maternidade em que o milagre dessa “nova vida” pode acontecer: na terra, no mar e no ar. Como Jesus bem disse, “o vento sopra onde quer” ... “ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai” ... “assim é o que é nascido do Espírito”. 

É bem certo que a fé salvadora “vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus”. E isto ocorre com muita freqüência no hospital de Deus”, comumente chamado de “Igreja”, pelo simples fato de que, lá, “a semente” é jogada com muito mais freqüência.
Todavia, há “partos” onde não há tempo suficiente da criança nascer na Igreja. A “bolsa” estoura em lugares imprevistos, e nem sempre há um “hospital” funcionando perto ou naquela hora. 

Eu, particularmente, obtive os meus dois nascimentos (o biológico e o espiritual) em casa. As “bolsas” estouraram repentinamente (digo “bolsas”, pois realmente nasci duas vezes: uma vez para o mundo; outra, para Deus). O primeiro parto foi doloroso (literalmente “quase” morri). O segundo, foi maravilhoso (me deu vida eterna). Quantas vezes você já nasceu ? Uma ou duas vezes ? 

O primeiro nascimento independeu da sua vontade. Você não pôde escolher os seus pais. Já o segundo, depende de você. Esse novo nascimento é obtido pela fé em Jesus.  É só pedir! Creia! Ele não lhe negará! Ele veio ao mundo justamente para isso!
Se você nasceu de novo, não esqueça de frequentar o “hospital de Deus” (A Igreja), para receber as “vacinas” necessárias para que, em sua caminhada, você fique “imunizado” contra os “vírus” que possam tentar te infectar, no sentido de lhe tirar do centro da vontade de Deus. Também não deixe de ler a Bíblia e de orar.
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.