Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

É Inútil Levantar Cedo!

É INÚTIL LEVANTAR CEDO

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2).

Viver cansado é a condição de muitos em nossos dias. Essa condição tem deixado de ser temporária e tornado- se permanente.
O cansaço pode ser definido como escassez ou a falta de energia para se viver. Ou seja, uma pessoa cansada recebe uma carga insuficiente de energia para as demandas da sua vida cotidiana. Imagine a sua casa; às vezes, o disjuntor não desarma? Geralmente quando o disjuntor desarma é sinal de que a energia gasta na casa está acima da energia que entra.

O Salmo 6 e o 127 descreve a oração de uma pessoa cansada. O cansado é alguém carregando uma carga a mais do que pode sustentar nos ombros. A energia que entra, em sua vida sendo ela física, emocional ou espiritual, é menor que a precisa para continuar vivendo. Na matemática do cansado, a força de Deus sobre a sua vida é menor do que as dificuldades experimentadas. À beira da exaustão, do colapso e do desfalecimento, o cansado se acha sem forças para resistir (Salmo 6.6-7).

A palavra descanso não significa dormir, ficar ocioso, procrastinar todas as coisas, se atrasar para seus compromissos. O descanso de que Deus fala é daquele que nos leva a uma postura de confiança na Palavra de Deus, em Seu caráter e fidelidade

O Salmo 127 refere-se às atitudes e ao comportamento de cada um de nós. Que muitas das vezes envolvidos com as correrias e lutas de cada dia, todo o tempo nos parece pouco. Por conta dessa correria nos esquecemos de deus e acabamos agimos como se tudo dependesse somente do nosso esforço. Não há espaço para a alma respirar fundo, em oração, e muito menos para a leitura da Palavra de Deus. E ainda nos perguntamos porque cada vez mais não encontramos sentido para a vida, menos alegria e satisfação.

Veja o que diz o salmista: "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem." Ou “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. “ (Salmo 127.2). Em outras palavras: não adianta trabalhar duro, fazer hora extra, se estressar, dormir pouco para ganhar o pão de cada dia, que aqui é chamado de pão das dores, porque aos amados de Deus, Ele providencia o sustento enquanto eles dormem.

Como assim? Quer dizer que Deus incentiva a preguiça? Uma vida como dizem hoje “pela fé! “ Ou seja, pela fé no trabalho dos outros. Não, não é isso, o quer dizer. O que a palavra ensina é que qualquer que seja seu trabalho, se Deus não estiver no comando, no centro, será apenas uma forma duríssima de ganhar a vida, o que levará a um cansaço físico e emocional e que gerará um cansaço espiritual que resultará no afastamento da presença de Deus.

Imaginemos um barco com um remo de cada lado: um deles chama-se trabalho, e o outro, oração. Remando só com o trabalho, o barco vai girar até nos deixar tontos, e não ira avançar. Mas com a ajuda do remo da oração, o barco da vida se equilibra, ganha impulso e o rumo certo para um alvo definido.

Na passagem da multiplicação dos pães e peixes nós vemos o milagre acontecendo aos poucos, na medida em que os discípulos distribuíam o alimento o povo se alimentando. Em nossa vida não é muito diferente, o milagre a providencia vai acontecendo na medida em que trabalhamos, planejamos e colocamos em prática depois de ter apresentado a Deus. As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. “Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. “ (Provérbios 16 1-3). Do céu só cai chuva mesmo, não adianta ficar deitado na cama esperando Deus provê seu sustento. Não vai acontecer desse jeito. Se não colocarmos Deus em primeiro lugar vamos acabar nos matando de trabalhar e não vamos a lugar nenhum. Veja o que aconteceu com o povo no tempo do profeta Ageu 1-6: Vocês semearam muitas sementes, mas colheram pouco; têm comida, mas não é suficiente para matar a fome; têm vinho, mas não dá para ficarem bêbados; têm roupas, porém elas não chegam para os proteger do frio; e o salário que o trabalhador recebe não dá para viver.
Se Deus não for o centro todo o esforço é inútil. Não é pela força nem pelo teu poder que tu triunfarás, mas pelo meu espírito, diz o Senhor todo-poderoso. | Zacarias 4:6

Deus usa formas absolutamente inusitadas para cumprir Sua palavra em nossas vidas, por isso não se preocupe com a falta de boas perspectivas. Ele fez corvos alimentarem Elias com carne, fez o Mar Vermelho se abrir para Seu povo atravessar a pés enxutos e depois fechou suas águas sobre os inimigos de Israel.

Enquanto estamos dormindo confiantemente em Deus, Ele está trabalhando a nosso favor, para prover as nossas necessidades, mas tudo começa com nossa decisão pessoal de reconhecer descansar em Jesus como nosso único Salvador.
Ele diz: “Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus. Eu sou o Rei das nações, o Rei do mundo inteiro.” (Salmos 46:10)
Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. (Salmos 37:5)
São Paulo - SP
Textos publicados: 27 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.