Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

E após o culto?

Como é bom os cristãos se reunirem, pelo menos uma vez por semana, para prestarem culto ao nosso único e verdadeiro Deus criador, ontem, hoje e eternamente; diz a Palavra de Deus: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (Salmo 133. 1).

Estou certo de que aqui a designação "irmãos" não se refere tão somente a irmãos de sangue, mas, sobretudo, a irmãos na fé, o que justifica a citação do versículo acima; claro, se não houver união, tanto na família quanto na Igreja, deixa de ser família, deixa de ser "Corpo de Cristo".

Certa vez fui a uma Igreja em que o pastor, após o culto, quando "despedia" os cristãos que ali se reuniram para cultuar a Deus, dizia a cada pessoa que estava indo embora, para uma semana de trabalho secular: "bom culto!"; ele não estava se referindo ao culto que ele acabara de ministrar, mas estava desejando às suas ovelhas e visitantes um bom culto [da porta do templo para fora], durante uma semana.

Hoje, 11.02.2019, leio, em uma rede social, um texto do Pastor Daniel Rocha: "Depois que o culto acaba, depois que as pessoas vão embora e as portas se fecham, Deus não fica preso no templo. Ele te acompanha...direciona a sua existência...faz parte de sua vida...partilha de suas alegrias e tristezas. Porque o culto continua na vida..." (sic).

A Palavra de Deus recomenda: "Orai sem cessar" (I Tessalonicenses 5. 17), isto, creio, pelo motivo de termos que estar em "culto permanente" onde quer que estejamos: em casa, no trabalho, na escola, na condução, na igreja, caminhando ou sentados em qualquer lugar.

O Senhor Jesus, em suas últimas palavras aos seus seguidores [isso nos inclui], recomendou:

* "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28. 19);

* disse também: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16. 15);

* e, ainda: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra" (Atos 1. 8).

Isso se resume em uma só recomendação que é a de estarmos sempre preparados [cultuando a Deus] através de nossas palavras, mas muito mais através do nosso testemunho [mesmo sem palavras] de vida digna diante de Deus e de toda a humanidade; sempre é possível às pessoas o querer seguir bons exemplos, e testemunho é exemplo.

O cristão precisa ter uma vida EXEMPLAR para que os incréus venham a crer no Senhor Jesus não, apenas, por nossas palavras, mas, principalmente, por ATITUDES nossas, atitudes coerentes com o que ensinamos, pregamos e testemunhamos; é o testemunho que o Senhor Jesus recomendou em Atos 1. 8 já transcrito acima.

Nós, cristãos, não podemos ter duas faces: uma para o escurinho [mundo], outra para a Luz [culto].

Então, temos que ser testemunhas na Av. Guainumbis [endereço da minha Igreja], no bairro Planalto Paulista, em todo o Estado de São Paulo, no Brasil e até aos confins da terra [paráfrase de Atos 1. 8).

Não podemos "departamentalizar" a nossa existência: "departamento de vida cristã" e "departamento de vida secular!"

A vida cristã, como já escrevi em outras vezes, deve ser vivida, praticada 24 horas por dia; ou seja a vida cristã deve se sobrepor à vida secular; e as duas se "misturarem" como se fossem uma só.

Atravessada a porta do templo, rumo à vida secular, a recomendação do Pai é:

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais OUTRA COISA QUALQUER, FAZEI TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS" [I Coríntios 10. 31).

Como cristãos devemos nos afastar das obras da carne: "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu [Paulo] vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5. 19-21).

Todavia, devemos permanecer com o fruto do Espírito [Santo] que a Palavra de Deus recomenda:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5. 22-23).

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso [nosso] pensamento" (Filipenses 4. 8).

"Ah! Um dos irmãos me ofendeu..." - aí o conselho do Senhor Jesus é: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta [de vida, de serviço], ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta" (Mateus 5. 23-24); entendo, aqui, que é o ofendido a buscar a reconciliação, o perdão!

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.