Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dizendo não à vingança

"Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.44-45). Esta é a Palavra de Deus trazendo para nós um dos ensinamentos de Jesus seu filho. Quando analizamos esta palavra em nossos dias podemos ver um reflexo contrário daquilo que Jesus ensinava, e continua ensinando através do Espírito Santo à sua igreja. A chave da vitória está em dizer não a qualquer tipo de vingança. Devemos deixar a critério de Deus a pena a ser aplicada àqueles que nos perseguem. Muitos homens e mulheres estão amarrados pela mágoa ou ressentimento. Isso seria aceitável se estivéssemos falando de pessoas que não conhecem o Senhor, pois desconhecendo o perdão de Deus jamais podem perdoar.

A vingança é um prato que se come aos poucos, alguém já disse. Para alguns chega a ser até uma forma de vangloriar-se, tendo em vista a destruição do seu próximo. Quantos hoje querem te ver se dando mal, só para poderem dizer: Eu não disse. Deus é fiel. Quem mandou tocar no ungido do Senhor. Quantos ao começar ler esta mensagem estão sendo tomados pelo passado, ou pelo ressentimento que trazem consigo por algum motivo, ou acontecimento que não lhe foi favorável. Às vezes, sem percebermos, o sentimento de vingança está camuflado em nossos corações. Vemos muitos irmãos que estão prisioneiros do passado. Alimentam um ódio contínuo no coração que até mesmo só de ver a pessoa já se transfigura. Deus disse a Caim, seu desejo será contra tí, eis que o pecado jás à porta cumpre a tí dominá-lo. O ódio de Caim era tanto que chegou a cegá-lo com relação a advertência de Deus. Quem alimenta este tipo de sentimento jamais prosperará. A vingança pertence somente a Deus, ele é o justo juiz. Se nós fóssemos retribuir segundo o nosso padrão de medidas para com nossos irmãos, certamente, em nossos dias muitos de nós procederiámos como Caim. Exemplo este que não deve ser seguido. 

Quando falo sobre amar aqueles que nos perseguem, falo de algo que realmente precisa acontecer em nosso ministério, pois qualquer um de nós sabe que não podemos agradar a todos. Mas podemos amá-los assim mesmo. O ódio, a ira são venenos que nós tomamos esperando que a outra pessoa morra, quando na verdade estamos murchando espiritualmente. Podemos aqui relembrar um personagem Bíblico chamado José, que depois de tanta perseguição conseguiu perdoar. Certamente José não teria chegado a lugar nenhum, além de ser um bom escravo se não tivesse concedido o perdão a seus irmãos quando foi maltratado pelos mesmos. Hoje muitos não prosperam em seus respectivos ministérios porque não conseguem nem estar na igreja o dia em que seu irmão de ministério é nomeado a ministrar. Se tornaram rivais, mas continuam se comprimentando com a paz do Senhor, pois têm que manter as aparências diante dos demais. É o espírito de Caim em nossos dias, dentro de nossas igrejas. Muitos estão esperando o outro tropeçar, para se intitular melhores do que aquele que caiu. Isto é um tipo de vingança oculta em muitos corações hoje em dia. Pessoas que não conseguem amar, porque o desejo de ser melhor ou até de estar correto e o irmão errado tem que prevalecer. Chorar com os que choram é sempre mais fácil do que alegrar-se com os que se alegram. Você já pensou nisso? José ele se recolhia dentro de seus aposentos para chorar antes de revelar-se a seus irmãos. Por muitas vezes ele lutou contra o seu coração, porque perdoar não é facil para nenhum de nós. Dizer que perdoou é uma coisa, perdoar de verdade é outra. Perdoar significa separar a pessoa do ato ruim, que ela nos fez, segundo o que está escrito no livro Maravilhosa Graça. 

José soube fazer o que Jesus nos pede. Orar pelos que nos perseguem é a melhor maneira para deixar de odiá-los. São as palavras daquEle que sabe o que é amor verdadeiro. É o caminho ensinado por Jesus, então podemos seguí-lo sem medo de nos perder. Ele diz que assim nós teremos nossa identidade confirmada por nosso Pai que está no céu. Deus quer que o passado não amarre nosso presente e muito menos nos prejudique em nosso futuro. Pedir a Deus a capacidade de se alegrar com aqueles que estão ao nosso redor é algo que precisamos hoje. Pedir a Deus a capacidade para separar o ato ruim da pessoa, para que eu possa vê-la como minha irmã, como meu irmão, como uma pessoa que faz parte da minha família é o que Deus espera de nós. Que não venhamos a dizer como Caim: "Acaso sou eu tutor de meu irmão?" Vamos cuidar da comunhão no reino de Deus. Vamos promover o amor e o perdão, pois a Bíblia diz: "Bem-aventurados os misericordiosos, pois eles alcançarão misericórdia" (Mt 5.7). Que Deus nos abençoe com a capacidade de perdoar e amar sempre aqueles que nos perseguem. Fique na paz e que Deus te abençoe.
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.