Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Discipulado e crescimento bíblico.

Uma marca importante de uma igreja saudável é um interesse amplo pelo crescimento da igreja, conforme descrito nas escrituras. Isso implica em membros que se desenvolvem, não apenas em números. Muitos pensam que uma pessoa pode ser um cristão bebê durante toda sua vida, se não houver o devido discipulado bíblico. O crescimento é tratado como algo extra e opcional para discípulos zelosos. Mas crescimento é sinal de vida. Se uma arvore está viva, ela cresce. Se um animal está vivo, ele cresce. Estar vivo implica crescimento, que por sua vez, significa desenvolvimento e avanço ,pelo até que a morte intervenha.

O apostolo Paulo em sua carta a igreja de corinto, esperava que os membros crescessem na fé( 2 Co 10:15),e que a igreja de Éfeso crescessem em tudo naquele naquele que é o cabeça(Ef 4.15;Cl1.10;2Ts 1.3). Pedro exorta os seus leitores "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação (1Pe.2.2). Para alguns pastores é até para alguns membros é tentador reduzir suas igrejas a estáticas controláveis de frequência, batismo, contribuição e membros. Esse tipo de crescimento é palpável. Mas as estatísticas ficam muito além do verdadeiro crescimento que os autores do novo testamento descrevem e que Deus deseja.
Como sabemos que um cristão está crescendo em graça? Em analise, não sabemos isso com base no fato de que ele se mostra animado, usa linguagem cristã e possui conhecimentos crescente nas escrituras. Exibir amor ardente pela igreja ou mostrar confiança em sua própria fé não é determinante. Nem mesmo podemos ter certeza de que um cristão está crescendo por ele parece ter um zelo visível por Deus. Todas essas coisas podem ser evidencia do verdadeiro crescimento cristão. Ao mesmo tempo, um dos sinais de crescimento mais importante (é comumente e negligenciado) que devemos observar é uma santidade crescente, arraigada na auto renuncia ( Tg 2.20-24; 2 Pe 1.5-11). A igreja deve ser caracterizada por um interesse vital por esse tipo de santidade na vida de seus membros.
Negligenciar a santidade, tal como negligenciar a disciplina eclesiástica, resulta em discípulos que crescem com dificuldade. Em igrejas que não confrontam o comportamento impuro de seus membros, os discípulos se tornam confusos e inseguros quanto a vida que honra a Cristo. É como um jardim em que as ervas daninhas nunca são arrancadas e coisas boas nunca são plantadas. A igreja tem obrigação de ser instrumento de Deus para que as pessoas cresçam na graça. Influencias maduras que visam á santidade, numa comunidade de crentes unidos em pacto, podem ser ferramentas nas mãos de Deus para o crescimento do seu povo. À medida que o povo de Deus é edificado e cresce unido em santidade e amor altruísta, os crentes devem aprimorar sua capacidade de ministrar disciplina e estimular o discipulado.

Quando se perscruta a vida de uma igreja, percebe que o crescimento de seus membros pode evidenciar-se de muitas maneiras diferentes.

Por exemplo: Numero de crescente de membros a missões, membros idosos ganham um novo senso de responsabilidade de evangelização e discipulado, membros motivados por amor, o membros oram mais , aumento de reuniões informais entre membros da igreja aonde os assuntos são marcados por suas espiritualidades, contribuição crescente e sacrificial, famílias alicerçadas nos padrões bíblicos, uma disposição coletiva de disciplinar o pecado público e persistente e um amor coletivo para com o pecador que não se arrependeu, demostrando em procurá-lo antes que a disciplina seja exercida.
Esses são apenas alguns exemplos do tipo de crescimento de igreja pelos quais os cristãos devem orar e labutar.

Igrejas saudáveis crescerão em tamanho? Sim, frequentemente, elas crescem porque dão um testemunho atraente do evangelho de Cristo. No entanto, não devemos presumir que crescerão. Às vezes, Deus tem outros propósitos, tal como chamar o seu povo a paciência. Nosso foco tem a permanecer na fidelidade e no verdadeiro crescimento espiritual.

E qual é a causa desse crescimento espiritual? A pregação expositiva da bíblia, teologia bíblica correta, centralidade no evangelho e um entendimento bíblico da conversão, da evangelização, membresia disciplina e liderança. O apostolo Pedro em sua segunda carta dirigida a um grupo de cristãos no século I: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (2Pe 3.18). Talvez imaginemos que nosso crescimento trará gloria para nós mesmos. Mas Pedro sabia melhor: "Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação" (1 Pe 2.12). É obvio que ele recordou as palavras do nosso Senhor( Mt 5:16).

Trabalhar para a promover o discipulado cristão é uma marca distintiva de uma igreja saudável.
Roncador - PR
Textos publicados: 8 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.