Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Desejos e domínios

A história bíblica sobre a humanidade narra alguns inconformismos dos primeiros habitantes da terra.

Eles tinham tudo: saúde, alimento, pureza e domínio sobre tudo, conforme Gn 1.26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. É o que poderíamos dizer: “mas que vidão!”

Todavia, o representante do mal chegou lá e estragou tudo. Eva desobedeceu, Adão esqueceu que podia dominar, e o pecado foi implantado na raça humana. O resultado trágico veio a seguir, quando Caim se irou, matou o irmão e passou a sentir pavor e andar de cara feia... [...] Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu- lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Gn 4.5-7.

Quero trazer uma reflexão a partir desse ponto. Quero pensar no Deus gracioso, exortando e orientando o pecador Caim, eu e você. Deus disse: “o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. O certo é que somos pecadores e desejos nocivos às vezes nos sabotam. Há muita gente que está sofrendo e fazendo outros sofrerem porque desejaram e satisfizeram seus desejos com algo fascinante, porém, “contra si”.
Poderíamos ilustrar: Desejo de experimentar a alucinação da droga, que depois mata. Desejo de furtar ou roubar, que depois dá cadeia. A orientação de Deus é: quando vier algum desejo nocivo, domine-o; entretanto o que Deus mais quer é que o homem tenha boa vivência e satisfação nos desejos realizados.

O salmista, pensando nas bênçãos temporais, conclama o povo de Deus para servi-lo, amar e adorar, e, agindo assim, Deus vai conceder bênçãos especiais. Vejamos como diz: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Sl 37.4.

O apóstolo Paulo vai além e vê que alguns desejos são propensos a empurrar o homem rumo às desgraças físicas e eternas, mas propõe uma dica para quem quiser escapar desse emaranhado confuso e diz: “[...] andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gl 5.16.”

Nesse caso, o que posso pensar do ser humano de nosso tempo? Acho que muitos estão na mesma condição de Caim, com exceção do assassinato, pois desejos nocivos alvoroçam o íntimo a cada dia e às vezes geram pecados que atraem o peso da mão de Deus em disciplina interior, como lamenta Davi no Sl 32.3,4 - “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”.

Se o nosso desejo é contra nós e cumpre-nos dominá-lo, então estamos em guerra e as orientações anteriores são armas de nossa batalha.

Na vitória contra o pecado, teremos as bênçãos temporais que já podemos desfrutá-las aqui e as eternas, que nos serão dadas pelo Deus gracioso como coroas de justiça, de glória e da vida quando a nossa vida terrena se encontrar com a eterna. Glórias a Ele, sempre!
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.