Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Descanso

Em nosso mundo contemporâneo, descansar é um privilégio. A sociedade nanotecnológica exige demasiado conhecimento e dedicação. São imensos esforços e grandes exigências para manter-se inserido no complexo e estruturado sistema automatizado, tal que o conhecimento é engrenagem fundamental para o funcionamento da máquina industrial e da sobrevivência dos seres nela envolvidos. Todo o amanhecer traz consigo a dor e o enfado, para muitos, de dias causticantes. O pão de cada dia é obtido com muito suor, insônias e café.

O trabalho é fatigante, mas extremamente necessário. Fomos criados para isso. No princípio, o objetivo ímpar do trabalho não era o enfado, mas sim a completude do homem. Deus criou estes à Sua imagem, conforme a Sua semelhança, a fim dele desfrutar do mundo criado. Por isso mesmo, o Senhor o colocou como o jardineiro dominador. Era tarefa do homem cuidar do jardim de Deus, zelar por ele.

O pecado amaldiçoou o trabalho. Deus amaldiçoou a terra e, consequentemente, o trabalho. O pecado entrou na criação quando o homem decidiu ser como seu próprio Criador. Nesse sentido, a depravação humana atingiu todos os aspectos da existência. Um vez que tudo foi criado para o domínio humano, e este corrompeu-se, logo tudo foi corrompido em efeito dominó. Não há um aspecto ou parte da criação que não esteja corrompida, gemendo e aguardando com grande expectativa a sua própria redenção.

Após o Senhor ter criado todo o cosmos em 6 dias – por sinal, estes, literais -, o sétimo dedicou ao descanso. Mas, porque um ser que se diz soberano, eterno, onipresente, onipotente e onisciente se cansaria e necessitaria de repouso? Seria um Deus sujeito ao enfado, a ponto de precisar de um dia para recompor suas energias como o faz o ser humano ou os animais? Obviamente, não.

A linguagem bíblica, de forma condescendente, é expressa pelo Espírito Santo de forma a explicar ao homem caído os princípios fundamentais da sua espiritualidade. Ela expressa o descanso de Deus como um mandamento ao homem no sentido de lembra-lo e exigir-lhe completa e total devoção ao seu Criador. Tal dia de descanso, ou o sábado, foi instituído por Deus não meramente como um dia para descanso físico ou mental de afazeres penosos, mas sim um dia dedicado à busca de refrigério e comunhão na presença do próprio Deus.

Se formos meditar no descanso, verdade é que ele, de fato, não existe. Deus não descansa, e trabalha incessantemente. Ele não abandonou a Sua criação à seu próprio condicionamento e plena vontade. Antes, governa o universo com braços fortes, e cada lei por Ele estabelecida está em constante funcionamento pois Ele está sustentando cada uma com sabedoria, força e poder. Por isso existimos. Por isso, há um universo com bilhões de galáxias e estrelas em constante atividade, muito aquém do nosso alcance, conhecimento ou preocupação. O cosmos Nele se move e por Ele é movido. Isso a nossa mais elevada sabedoria não pode alcançar.

O descanso é para o homem, e não para Deus. O mandamento é para o homem se relacionar com Deus, e não ficar inerte ante um determinado dia ou situação. O descanso implica em um dia para o homem voltar-se totalmente para o Seu Criador e render-lhe glória, honra e louvor. O descanso não implica "dormir o dia todo" ou não fazer absolutamente nada o dia todo. Os religiosos nos tempos do Cristo encarnado entendiam assim. E como o Senhor Jesus reagiu a este mandamento? Curou os enfermos, anunciou o Evangelho, libertou os cativos, levantou os caídos, consolou as viúvas. Por quê? Ora, Deus estava ensinando o que a religiosidade havia corrompido. O sábado é para descansarmos em Deus, desfrutarmos Dele, buscarmos a Sua face, e alcançar também o nosso próximo, por meio da comunhão e do partir do pão.

Descanso de Filhos.

Os filhos descansam debaixo das asas da Soberania do Pai. Estes, creem e confiam que cada aspecto do universo e cada acontecimento da vida humana são regidos pelo poder e pela infinita sabedoria divina. Tal sabedoria para muitos é motivo de escândalo, de ira e de rejeição. Mas os filhos apegam-se à soberania do Pai assim como uma criança apega-se fortemente aos braços seguros de um pai protetor. A soberania é lugar de descanso para filhos fatigados e sobrecarregados. Encontram em Deus a certeza, pela fé, de que todas as coisas contribuem para o seu próprio bem. Uma vez perdidos, agora encontrados. Cegos, que agora veem.

Encontram no Pai o descanso da certeza da glória eterna, de que um dia estarão na eternidade reunidos com sua verdadeira família na fé. E isso vai muito além de qualquer tribo, língua, raça, ou nação. A adoção do Pai transcende barreiras culturais ou geográficas. Os sofrimentos e as perseguições por amor ao Pai também. Mas o descanso é sagrado para os eleitos que reclinam suas cabeças no colo do Pai, e muitas vezes clamam "Abba, Pai!"

Descanse em Deus. Descanse na soberania de Deus. Descanse no cuidado de Deus. Descanse na alegria da salvação de Deus. Descanse Nele.

Soli Deo Gloria!
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.