Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Desaceleração do crescimento evangélico

Em 2023 os evangélicos serão ultrapassados pelos ateus, agnósticos e sem igreja.

Foi publicado pela Latinobarômetro, 16.04.2014, relatório que trata sobre a atual situação da religião na América Latina. A pesquisa teve a colaboração de várias consultorias e ouviu 20.200 pessoas em 18 países da América Latina. Uma brevíssima análise dos dados publicados pode servir de alerta para a Igreja Evangélica Brasileira.

É revelador a aceleração do crescimento dos sem igreja, agnósticos ou ateus no Brasil nos últimos dez anos. Segundo o relatório, de 2003 a 2013, eles cresceram 120%, com atual índice de 11%. Neste mesmo período, os evangélicos cresceram 16,67%, com índice de 21% em 2013.

Permanecendo constantes estes índices de crescimento, em 10 anos, o Brasil terá uma população de sem igreja, agnósticos ou ateus maior que a população evangélica. Há uma nítida desaceleração do crescimento dos evangélicos no Brasil e secularização tomando força.

Aos que pensam que isto está longe de acontecer, basta olhar os nossos vizinhos Chile, Uruguai e Argentina. O Chile está em processo de secularização com 25% de ateus, agnósticos ou sem igreja. No Chile, o percentual de católicos caiu de 41% em 2010 para 27% em 2013. Enquanto os evangélicos são 13%.

O Uruguai está quase secularizado. Vejam os dados: 38% de sem igreja, ateus ou agnósticos; 41% de católicos e 8% de evangélicos.

Na Argentina os evangélicos são 7% contra 13% de sem igrejas, agnósticos e ateus.

Atualmente o Brasil está na quinta colocação entre os evangélicos na América Latina, ficando atrás de Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador.A Guatemala e Honduras são os países mais evangélicos da AL, com 40% cada um.

O Paraguai, Argentina e Uruguai, nossos vizinhos, possuem entre 7% e 8% de evangélicos cada um, sendo a menor população de evangélicos, perdendo apenas para o México com 3%.

A saúde da igreja evangélica brasileira não está nada bem. Talvez não vejamos boas notícias sobre a igreja nos próximos anos. O futuro do evangelho todos sabemos: "Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo". Ap 14:6

Resta-nos confiar na providência de Deus.

Aviva Senhor a tua Igreja.
Brasília - DF
Textos publicados: 13 [ver]
Site: http://twitter.com/nabarretewnj

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.