Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

De onde provêm as guerras?

Segundo o que está escrito, para responder a essa pergunta que um dia me foi feita por uma pessoa precisamos ir para a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. E ela disse tudo bem eu quero uma resposta. As respostas para muitos corações ansiosos pela verdade estão em simples palavras contidas na Bíblia. A Bíblia nos ensina que as guerras são muito antigas. Remontam um tempo passado onde o ser humano era ainda um projeto de Deus. Uma das criaturas de Deus começou um plano malígno no céu segundo os profetas Isaías e Ezequiel. Esta criatura chamada satanás ou lúcifer (anjo de luz) intentou em seu coração o ser igual a Deus, seu criador. Ele foi descoberto e vencido em seu plano malígno contra Deus, pois já tinha aliados com ele nesta guerra que intentaram contra o Senhor. A Bíblia diz que ele, satanás, foi tirado do seu lugar atual e lançado fora da presença de Deus. Ele e seus seguidores. 

Diante dessa pequena explicação podemos continuar dizendo que não há nada de errado com Deus, quando tantas situações horríveis estão acontecendo. Muitas pessoas acham que Deus se diverte vendo a desgraça e todas as situações que evidenciamos hoje. Alguns vão mais longe e chegam a dizer se Deus é tão poderoso por que permitiria tantas situações desagradáveis. O apóstolo Tiago diz que estas guerras procedem dos prazeres que militam em nossa carne: A soberba, a inveja, a altivez de espírito etc. Então Tiago conclui: vivei a lutar a fazer guerras. Nada tendes, por que não pedis? Deus quando fez o ser humano a Bíblia nos mostra que ele nos fez e nos abençoou e disse: Multiplicai, sede fecundos, enchei a terra. Mais também Deus deu uma ordem ao homem e este veio a desobedecê-la (Gn 2. 16-17). O ser criado mais uma vez não deu ouvidos à voz de Deus e sim à voz do seu eu e quis ser também conhecedor do bem e do mal. A ordem de Deus era para manter limites entre Deus e sua criação, não para castigá-la. Como um pai faz a seu filho impondo-lhe alguns limites assim é Deus com sua criação. Mas todos temos nossa livre escolha entre obedecer ou não a Deus. E foi isso que aconteceu mais uma vez na história entre Deus e sua criação. A desobediência veio a gerar mais uma guerra. Agora entre o homem e Deus. O escritor de Eclesiastes diz que o homem foi criado reto mais veio a se meter em muitos males (Ec 7.29). O orgulho, a inveja, o mal é algo que procede do coração da criatura e não do criador. Começou no coração de satanás e se instalou no coração dos homens. Hoje podemos ver que o terrorismo está impondo vida cativa aos moradores na face da terra. Em nome da religião estão matando para de certa forma atribuir a Deus seus atos criminosos e satânicos. O próprio homem tem criado suas guerras e estas o têm consumido. Desde a guerra mais simples em um supermercado, quando somos mal atendidos até as mais catastróficas onde milhares são mortos. A razão é unica. Não se deixar dominar. Não ser dirigido por ninguém. Não obedecer a princípios e por aí vai. Vemos um rei na Bíblia que deixou o Senhor e foi buscar auxílio no rei da Assíria diante de uma guerra. Deus enviou o profeta ao rei Asa para repreedê-lo e dizer a ele que a partir daquele momento em que deixara o Senhor haveria guerras contra ele (2 Cr 16.9). Este rei havia desfrutado de dez anos de paz. O apóstolo Tiago diz: "Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes" (Tg 4.6). 

O nosso exemplo hoje é o Senhor Jesus. Um homem que em meio as guerras semeou a paz. Os judeus não creram nEle por que esperavam um guerreiro e nos veio o príncipe da paz. Hoje em dia, até as manifestações de paz terminam em guerras. Pessoas presas, outras feridas etc. Jesus é a verdadeira paz. Paz que um coração em guerras não pode conhecer. A paz de Jesus é um constante bem-estar. Então ele nos diz: "se teu inimigo tiver fome; dê -lhe de comer. Se tiver sede dá-lhe de beber." Ele fez isso com judas, com Barrabás, com os Centuriões, e tantos outros. Alguns aceitaram sua comida e acharam a paz, outros recusaram e encontraram a guerra. De onde provêm as guerras? Podemos entender que estas provêm do interior de um coração em rebeldia a Deus. Que Deus os abençoe em nome de Jesus.
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.