Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

De cujus vivo! (Parte 1 de 2).

Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.
Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.
E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ."
Jr 45.3-5


Baruque era escriba e foi colaborador do profeta Jeremias; os dois sofreram perseguição por anunciarem a Palavra de Deus. (Jr 36.26).
Escribas eram aqueles que trabalhavam com registros escritos (documentos) de uma nação; e no caso do povo de Deus, os escribas eram os que tinham a profissão de estudar detalhadamente as Escrituras sagradas.
Na porção bíblica acima lemos que foi dada uma resposta de Deus através de Jeremias á um queixa ou pergunta de Baruque quando este disse:


Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.
Jr 45 3


(Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento). Sofrimento é mesmo que dores e foi isso que Baruque reclamou.
A expressão hebraica no original encontrada no versículo 3 de Jeremias 45 é MAKOB. Esta expressão se repete em varias ocorrências em outros livros da Bíblia como a que esta abaixo:


Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Is 53.3


Neste trecho de Isaías é profetizado o sofrimento de Jesus Cristo na cruz.
Jesus foi familiarizado com o sofrimento (MAKOB EM HEBRAICO).
Voltando ao texto inicial (Jr 45.3-5), após Baruque reclamar com ele do seu sofrimento, Deus manda responder o seguinte:


Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.
Jr 45.4


Isso quer dizer que o momento era tenso e crítico; com disciplina, castigo de Deus, fome e mortes. E a resposta continua assim no ultimo versículo:


E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ."
Jr 45 5


Deus perguntou (Deverias buscar coisas especiais para você?);
Mas talvez surja a pergunta "mas Baruque apenas reclamou seu sofrimento, ele estava buscando coisas especiais?"
A resposta é a seguinte; o momento era de crise e disciplina de Deus, e a frase no original quer dizer isso mesmo, coisas especiais ou grandes. Ser servo de Deus e se recusar a sofrer é algo grande e absurdo. Lembremos do que disse Jesus:


Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!
Mt 10 25


Jesus neste contexto diz que seus servos seriam também perseguidos.
Voltando ao (Jr 45.5)


E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ .
Jr 45.5


Deus disse que deixaria Baruque escapar com a vida; essa foi a resposta da queixa dele. No original Deus disse (darei sua vida como espólio), em hebraico espólio é SHALAL e quer dizer ganho, montante.
O ganho de Baruque dado por Deus seria a própria vida; mas e se nossa humanidade ingrata perguntar algo do tipo "mas esse seria o ganho de Baruque era uma vida DE SOFRIMENTO?"
Esta frase (seu espólio será a própria vida) ela se repete 4 vezes só no livro da Jeremias (Jr 21.9; 38.2; 39.18 e 45.5), direcionada uma vez a Baruque, uma a Ebede-Meleque (O Etíope que confiou em Deus), e duas vezes ao povo de Jerusalém.
Naquela época espólio era os bens que uma nação tomava da outra após sobrepuja-la em força.
Era também um bem deixado por alguém.
E aí será que sabemos qual espólio Deus nos dá? O que pedimos a Deus como prioridade quando nos aproximamos dele?
"Espólio É o conjunto de bens que integra o patrimônio deixado pelo "de cujus" e que será partilhado no inventário. Note-se que o espólio responde por todas as dívidas do falecido. Ele é representando pelo inventariante e, nos termos do artigo 991, I, do Código de Processo Civil, incumbe a este representá-lo ativa e passivamente, em juízo ou fora dele."
(Definição do dicionário jurídico).
Deus não prometeu algo humanamente extraordinário como riquezas e prosperidade financeira a Baruque, mas sim a vida, e não disse que ia abolir seus sofrimentos nesta terra.
Será que vemos vantagem no texto abaixo:
....por questões de limite de caracteres esta reflexão será dividida em 2 partes.
Segunda parte daqui a sete dias.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.