Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Das trevas para a Luz

"Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia. Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías: 'Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz'. Daí em diante Jesus começou a pregar: 'Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo'". 
Mateus 4:12-17

O início do ministério terreno de Jesus foi na Galiléia; local onde pregou arrependimento porque o Reino de Deus está próximo. ( Reino=Basiléia em grego, da idéia de domínio de Deus ).

Galiléia era uma região desprezada pelos outros judeus que viviam no sul porque tinha uma população mista, em sua maioria gentílica, com poucos judeus, por isso o termo Galiléia dos gentios. O termo "dos gentios" em grego é "Ethnos"; dá idéia de povos não judeus, pagãos, desconhecedores de Deus. Ali Jesus cumpriu a profecia de Isaías 9, onde diz:

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.
Isaías 9:1-2

No original em hebraico que foi escrito o Antigo Testamento, a palavra "escuridão" é "muaph", dá idéia de penumbra, tristeza, melancolia negra. Essa penumbra é o descaso ou ignorância sobre Deus; mas ali brilhou a Luz de Cristo. Ao observar a história da Galiléia, vemos que pertenceu às tribos de Issacar, Zebulom, Aser e Naftali no A.T. O nome vem de Galil que na língua dos judeus significa pequeno círculo. Em Gn 49.13-21, vemos Jacó abençoar seus filhos com palavras futuras, e com relação a estas 4 tribos, diz-se que elas seriam prósperas, habitariam em portos de navios, mas se renderiam à trabalhos forçados; o que se cumpriu mais tarde nos 2 seguintes trechos:

1-Quando Salomão tentou presentear com 20 cidades da Galiléia a Hirão rei de Tiro ( 1 Rs 9.11-13 ). Porém o Rei de Tiro desprezou-as e mais tarde devolveu-as para Salomão. ( 2 Cr 8.2 ).

2-Em ( 2 Rs 15.29 ); vemos que algumas regiões junto com a Galiléia foram as primeiras a sofrerem o ataque da Assíria sob o reinado de Tiglate-Pileser (732 a.c). E depois o povo destas regiões foram deportados para a Assíria.

Isso faz entender como aquela região tinha caído em seu pecado e futuramente na escuridão do afastamento de Deus.

A história diz que em períodos mais modernos, a Galiléia foi pertencente provavelmente à Fenícia e com isso o culto naquela região se tornou mais pagão e místico ainda; depois foi conquistada pelos Macabeus. Mais tarde na época de Jesus foi governada por Herodes e depois por Agripa também. E na época de Jesus, aquele local de escuridão da ausência de Deus por causa do pecado daquele povo misto, e que provavelmente tinha uma falsa luz da prosperidade de seus portos. Foi justamente ali que a Misericórdia de Deus brilhou em Cristo, depois a notícia desta Luz chegou na Síria, e hoje aqui estamos nós pecadores alcançados pela luz de Cristo no Brasil. Esta luz de Cristo derrotou o Diabo, a morte, nossos pecados, a melancolia, a depressão e a ilusão dos prazeres transitórios dos portos dos prazeres desta vida. Por isso, como o salmista rendemos graças: "Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre" (leia Salmos 107:1-43).

Em Isaías 60.3 vemos a luz de Cristo que nos deixa radiantes de alegria, pois o pecado de todos os povos é escuridão. Em Mateus 5.14 Cristo diz que nós somos a luz do mundo; nosso testemunho, nossa pregação, nossa vida nele. E mesmo que tenhamos provações, insultos e perseguição; existe uma recompensa:

"Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre."
Apocalipse 22:3-6

"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados."
Colossenses 1:9-14
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.