Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Coração doador, corpo saudável

Precisamos de líderes, pastores e dirigentes de igrejas hoje com o mesmo coração que Neemias. No anseio de obedecer a Deus em tudo, realizando as coisas exatamente conforme os mandamentos de Deus, ele toma essa atitude descrita no texto, que deveria inspirar as igrejas de hoje.

Quantas são as pessoas hoje que poderiam estar exercendo melhor seu chamado se nossas igrejas compreendessem o valor de doar. Quantos são os ministros, sejam eles missionários, evangelistas, pastores ou outros, que estão tendo que deixar o trabalho em tempo integral pra, no mínimo, meio período trabalharem em áreas distintas do chamado e vocação, simplesmente porque a igreja não doa, não oferta, não sustenta.
E aí vem o pensamento cristão pós-moderno que diz que esse é um novo tempo, que devemos compreender que hoje é assim que funciona, que devemos entender que Deus está guiando os chamados ao trabalho como ministros em tempo integral pra mudarem seus focos e não dependerem mais dos irmãos e das igrejas pra seu sustento. Pra mim soa muito mais como uma ideia que surgiu pra corroborar meu desejo de não ofertar!

Outro pensamento é aquele simplista, determinista, mais parecido com seguidores de Alá do que do Deus que se tornou carne em Jesus Cristo: “se Deus te chamou e designou pra algo o sustento virá com certeza! Se não chegar, ou se o que receber não for suficiente é porque não era de Deus, ou não era tempo de Deus”. Outro pensamento escapista, também pra corroborar a mesma coisa: não gosto de doar, não gosto que outros também o façam, por isso encontrei uma “verdade” que me serve nesse sentido.

Na real, o que tenho visto é que Deus tem chamado sim, tem vocacionado, tem equipado com dons e talentos, tem aberto portas e tem dado as finanças necessárias sim. Porém, como Corpo de Cristo, e no desejo real de Deus nos fazer um em Cristo, pra que Ele seja conhecido por nossa unidade, cada parte desse corpo coopera com uma parte. Existem aqueles que nesse processo cooperam com uma palavra que desperta a pessoa a pensar diferente. Tem os que discipulam essa mesma pessoa, que já foi despertada por outra, a olhar pra Deus de forma diferente, a perceber seu chamado, a história que Deus escreveu com ela até então. Outros são aqueles que ensinam mais sobre determinadas coisas que agregam valor exatamente para o chamado em questão. Outros cuidam quando essa mesma pessoa, no processo, falha, erra, desvia do foco. Outros criam conexões e contatos pra que portas sejam abertas. Alguns ainda são pilares de oração e intercessão. E tem também aqueles que ofertam e sustentam financeiramente pra que, com tudo o resto caminhando, essa pessoa seja capaz de entrar pelas portas abertas e possa caminhar com seu foco voltado unicamente praquilo que ela foi chamada. Afinal, alguém que se alista num exército não se deixa levar por preocupações que não sejam agradar o seu general!

Mas, apesar de ver que algumas outras áreas também tem falhado, a que mais falha hoje em dia, ao meu ver, tem sido essa área dos sustentadores. Junto a estes, tem falhado aqueles que deveriam, com o mesmo coração de Neemias, chamar a atenção para esse fato e investir tempo discipulando e repreendendo as pessoas que tem falhado nessa área.

Não, eu não estou voltando a um tempo legalista, como alguns podem pensar. Não me venha com essa que não somos mais levitas, que se formos seguir a lei devemos então também não aparar a barba e esses blá-blá-blás todos porque não tem nada a ver com o que estou falando.

Se você é daqueles que precisa de um texto no Novo Testamento pra entender tudo o que te falam, vai lá em Lucas 12:41-48 e se “espante” com um Jesus que fala (até no Novo Testamento) sobre aqueles que retém o que deveriam doar, que não cuidam com mantimentos na hora certa daqueles que o Senhor confiou a eles. E, sim, o contexto tem a ver também com dinheiro, leia o capítulo todo desse trecho pra perceber isso.

Tenho visto uma parte do Corpo tendo que fazer papel de duas partes. Como se o pé tivesse que ser mão também, ao mesmo tempo. Isso só mostra a realidade de um Corpo mutilado, ou então com algum tipo de paralisia, sinal de uma patologia que necessita ser tratada com atenção, precisa de cura. Como seremos encontrado quando Cristo voltar? Que tipo de noiva seremos, se estivermos mutilados, paralisados, quebrados? É assim que queremos estar?

Pense: Um coração doador resulta num corpo saudável!

Enfim, apesar de tudo isso, e não usando como mais uma desculpa escapista, como Paulo, dou graças a Deus por Cristo Jesus, porque ainda é por Ele, pelo seu sangue, por lavarmos nossas vestes nesse sangue..., é por Ele, não se trata de nós..., porque se fosse por nós...
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.