Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Célula e MDA (II)

Dando seguimento no último texto a respeito do MDA cabe ressaltar alguns pontos importantes:


1ª) Não sou católico, mas sim protestante, então devo dizer que a igreja evangélica direcionada pelo modelo célula MDA é mais católica do que imagina. Portanto, não tem autoridade, nem direito algum de questionar nenhum dogma católico , seja secular ou não.

2)ª O discipulado, apesar de ter suas raízes na Opus Dei, se faz necessário ao cristão, principalmente ao recém convertido. No entanto, é preciso de alimento exclusivamente bíblico focando o reino dos céus e a salvação da alma. Contudo ressalto: o crescimento da igreja utilizando-se de um marketing multinível como percebido nos últimos 10 anos é totalmente execrável, pois beneficia somente o ego do pastor e as finanças descabidas... enquanto o conhecimento alicerçado na palavra de Deus e na sua verdadeira obra fica esquecido.

3)ª O modelo de célula, tão alastrado pelo Brasil somente beneficia o recém convertido, porém até certo ponto. Isso se dá porque na maioria das igrejas há uma ordem que diz que durante as células a palavra a ser ministrada deve ser a mesma pregada pelo pastor no culto do domingo. Nenhuma outra referência ou outro contexto devem ser citados (de maneira nenhuma). Então, para o recém convertido que em pouco tempo é escalado também pelo líder para pregar a palavra, surge um pequeno aprendizado, visto que ele se encontra na "fase de alimentação de leite materno" e se repetir o que foi dito pelo pastor, acaba se familiarizando com a bíblia. No entanto, se tornar um simples repetidor de informação pode ser o início do suicídio intelectual teológico.
O próprio Augusto Curi relata em seu livro (SPA) que a educação no Brasil vai de mal a pior porque de umas décadas para cá o sistema de ensino já não tem mais formado pensadores, mas sim, repetidores de informações. De modo que os alunos não conseguem sequer lembrar da última matéria "estudada" passado uma semana. O mesmo ocorre na célula quando há uma vã repetição do que ensinou o pastor. Isso não favorece ninguém. Assim, o membro não se dá a chance de iniciar pesquisas que trabalham o seu potencial de aprendizado: ele só se alimenta de algo já mastigado por alguém que tem um nível intelectual não tão superior ao dele... Isso é trágico. Durante toda a vida naquela igreja ele será um papagaio que não tem capacidade própria para iniciar um estudo da palavra buscar individualmente a Deus para que lhe dê uma palavra para pregar em uma ocasião. Desta maneira o ministério não desenvolve jamais! - Fica sempre travado debaixo das rédeas de um pastor que não permite que ninguém consiga aprender ou obter conhecimentos que não sejam aqueles que ele mesmo decidir que pode ou não...
Bom, cabe ponderar que o membro deve respeitar a liderança sem rebeldia, mas aprender e desenvolver o ministério não pode ser uma coisa freada por ninguém.

4)ª Sempre que alguém não corresponde à visão da igreja MDA logo é afastado dos trabalhos. E se manifestar-se contra a visão, é convidado educadamente a se retirar da igreja sob alegação oculta ao círculo da liderança de que pode ser uma ameaça a saúda espiritual do povo de Deus. Isso é o maior absurdo, ou seja, se não estão na visão MDA, mandam-no procurar outro lugar para "infectar"!

5)ª Em praticamente todas igrejas MDA neopentecostais (embora se julguem pentecostais) há uma variedade de mensagens que incitam ódio mesmo que de maneira disfarçada às igrejas tradicionais (assembleias e outras). Eles não suportam o ministério profético típico ao que se manifesta em igrejas pentecostais. Alegam que é tudo carne e que todos estão errados, somente a igreja deles é que está certa. Não creem que alguém pode ser usado na revelação poderosa da parte de Deus.
Bom, é claro que há muita fanfarronice em muitas igrejas pentecostais, principalmente nos casos de revelação, visão e profecia. Mas deve-se salientar que ainda há remanescentes que Deus usa poderosamente. No entanto os adeptos do MDA (liderança) não suportam porque sabem que uma vez visitada a igreja pentecostal, não há mais volta ao neopentecostalismo (a temperatura é outra... É como ir do Alasca ao deserto da Namíbia).

6)ª O conhecimento ainda é precário em muitas igrejas MDA Células. Isso foi explicado no ítem 3. E quando há a necessidade de pregar sobre um tema um pouco mais complexo surge a tal da "estratégia dada por Deus": Marcar uma escola de profetas ou um seminário pago( 50 a 100 reais!!!!) para ensinar um assunto que caberia perfeitamente em qualquer culto da semana.
O fato de marcar seminários não é errado de maneira nenhuma, porém desde que seja realmente sobre um assunto voltado para um grupo específico que aprenderão coisas que não deveriam ser explicadas ou expostas durante um culto normal por conta do peso teológico que, certamente um visitante leigo não entenderia bulhufas e nunca mais voltaria... Mas ocorre que marcam por qualquer motivo (R$).

Continuo a dissertar sobre o assunto no próximo artigo.
Varginha - MG
Textos publicados: 17 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.