Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Bíblia no celular…

Olha, sei que serei chamado de conservador, retrógrado ou afirmarão que eu não posso barrar a tecnologia. Concordo, nem quero.

Mas isso é apenas uma reflexão. Também sei que é algo sem volta esse caminho tecnológico. Claro, isso faz parte. Não estou pedindo que volte.

Acho uma maravilha a Bíblia no celular. Se você está no banco, numa fila, em qualquer lugar a Bíblia está ali, ela ficou mais acessível, mais próxima, a ponto de ser praticamente uma parte do nosso corpo, afinal é dessa maneira que o celular é para nós, procede?

Mas questiono a substituição da Bíblia impressa pelo aplicativo dos smartphones.

Se há o aplicativo da Bíblia, provavelmente há diversos outros, como “Whats”, “Messenger”, entre outros. Quando recebemos uma mensagem ou algo do gênero o celular imediatamente sinaliza e lá se foi nossa atenção, para abrirmos dar apenas uma olhadinha. Nossa atenção já está dividida, isso se ainda continuarmos tentando dar atenção a palavra.

Isso digo em tempos de atenção dividida em tudo. A tecnologia tem a capacidade de se inserir e ocupar nosso tempo. Quem nunca sentou numa mesa em que todos estavam olhando seus celulares? Recentemente fui ao cinema e o casal na minha frente, o rapaz estava no facebook e a menina num jogo antes de iniciar a sessão. Não sei como fazíamos, mas na minha época tínhamos que conversar um com o outro.

Também entrei em uma igreja e o casal na minha frente a menina vendo o face e o rapaz vendo o culto. Fiquei pensando. E além dela não estar com a atenção voltada ao culto chama a atenção de outros pois quem não percebe isso? mas se é a Bíblia impressa ninguém fica pensando “nossa, a pessoa está com a Bíblia aberta na passagem”.

Outra coisa…uma pessoa chega numa igreja. As pessoas que estão sentadas ao lado do pastor, ou atrás, ou na frente, estão todos olhando o celular. Dá impressão que estão ignorando o que o pastor fala. Podem estar mandando mensagens, lendo receitas, no face, vendo porcaria no whats.

Não estou querendo barrar a tecnologia e se você está em paz com sua consciência que sua atenção não estará dividida, não haverá distração, amém. Mas é um tempo tão curto que passamos ali. E esse é apenas um dos sintomas da tecnologia, mas muitos tem estado de corpo presente nas reuniões de famílias, amigos, mas com a cabeça nos amigos virtuais. Perdemos o momento para viver o abstrato. Veja os shows, muitos em vez de curtir o show ficam filmando e fotografando tudo para ver depois em casa. E perdem o momento. Em passeios. Estão mais preocupados em fotografar as coisas do que apreciá-las. Depois olham pela internet e dizem; “nossa, que lugar lindo”. Podia ter aproveitado então.

Aproveitemos a presença de Deus. Ele merece o máximo de nossa atenção. Mas nós até o mínimo oferecemos dividido. A tendência natural é sermos cada vez mais negligentes. Hoje não se ora um terço do que os herois da fé oravam há tempos atrás. Culpamos o tempo. E o pouco tempo que reservamos para Deus já incluímos a tecnologia no meio.

Respeito que muitos podem se concentrar, não estou generalizando, mas eu ainda prefiro na hora do culto deixar o celular no carro e curtir a boa Bíblia impressa, e manejar bem essa palavra, não a lupinha de procurar.
Curitiba - PR
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.