Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As orações dos mortos

Tu, pois, não ores por este povo, não levantes por ele, clamor; nem me supliques, porque Eu não te ouvirei." Jr 7;16

O Eterno dizendo a Jeremias para não orar pelo povo e reiterando Seu veto, ver caps 11;14, 14;11 etc.

O que estava acontecendo para que O Deus Misericordioso os rejeitasse de modo tão veemente? O profeta aprazou o tempo em que Deus vinha porfiando para ser ouvido, porém, não era; "Desde o ano treze de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje, período de vinte e três anos, tem vindo a mim a Palavra do Senhor; vo-la tenho anunciado, madrugando e falando; mas, vós não escutastes." Cap 25;3

Se, era desprezado por tão vasto período, por que O Altíssimo ouviria clamores em favor deles?

O infeliz pregador chegou a pensar que era culpa sua; que estava pregando no subúrbio para a ralé e deveria, antes, pregar aos nobres; "Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois, não sabem o caminho do Senhor, nem, o juízo do seu Deus. Irei aos grandes e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas, estes juntamente quebraram o jugo, romperam ataduras." Cap 5;4 e 5

Jeremias constatou a duras penas, que, O Senhor era rejeitado tanto na favela, quanto, no palácio.

Se, o relacionamento Divino-humano tem como base o amor; esse é via de duas mãos, que, demanda correspondência, como se estabeleceria a relação, tendo, de um lado, desprezo, indiferença?

Circulam nas redes sociais muitos "mantras", que, incautos chamam de "orações poderosas" cuja eficácia derivaria de serem compartilhados. Até um cego que foi curado por Jesus equacionou a aceitação Divina da oração, quando for resolvido o problema do pecado, não, antes; "Ora, nós sabemos que Deus não ouve pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, faz Sua Vontade, a esse ouve." Jo 9;31

Por certo ouvira em algum momento a menção do texto de Isaías que aborda o tema; "Vossas iniquidades fazem separação entre vós e Vosso Deus; vossos pecados encobrem Seu Rosto de vós, para que não vos ouça." Is 59;2

Contudo, se, Deus não ouve a pecadores, e, todos são, como fica? É; "nos convinha tal sumo sacerdote, (Cristo) Santo, Inocente, Imaculado, Separado dos pecadores, Feito mais Sublime do que os Céus;" Heb 7;26 Por isso, malgrado a plêiade de "intercessores" de humana feitura, segue imutável o dito: "... ninguém vem ao Pai senão, por Mim."

A submissão ao Senhor remove a barreira feita pelos nossos pecados, desde que, sigamos Suas Pisadas; Assim, um caminho, antes, fechado, agora está franco aos que lhe pertencem; "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas, sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia, achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Heb 4;15 e 16

Nosso bom relacionamento com O Salvador enseja confiança, mas, não patrocina temeridades. Isto é, ousadias de querer as coisas do nosso jeito, ou, no nosso tempo; antes, depois de havermos feito Sua Vontade, seremos por Ele socorridos "em tempo oportuno".

É blasfema a pretensão de "oração poderosa" e afins. Se, o poder é da oração, Deus fica de fora; quando diz Tiago que a "oração de um justo "pode" muito em seus efeitos", não está patenteando o poder da oração, antes, o agrado Divino pela justiça.

Pois, se um de nós reiteradamente vive em indiferença para com Deus, mesmo se dizendo Seu servo, coloca-se no mesmo patamar dos coevos de Jeremias; gente pela qual não adianta orar; Deus não ouvirá.

Diga você, que espírito, que vida reside numa "oração" compartilhada por meio digital? Oração traz a ideia de, feita por via oral; no caso, expressa em palavras. Não que palavras bastem, mas, elas são parte do processo, cuja fonte deve ser mais profunda; "buscar-me-eis, e me achareis, quando, me buscardes com todo vosso coração." Jr 29;13

Desgraçadamente a geração vídeo, meme, fake news, cultura inútil, não tem tempo para introspecções sisudas, sóbrias, como orações. Outro dia certa cantora disse que, "ninguém vive sem demônios"; e, parece que a "moral" vigente é essa.

Muitos inda não entenderam, tampouco, tentaram responder a pergunta do anjo: "... Por que buscais o vivente entre os mortos?" Luc 24;5

Quem, invés de relacionamento pessoal fantasia acessar a Jesus por meios eletrônicos faz isso.

Jeremias era intercessor justo; não foi aceito por causa da rebeldia do povo; Cristo É "Mais sublime que os Céus"; nem assim basta, para salvar aos que pensam que a vida é subproduto da rebelião; dos demônios.
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.