Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Aprendendo com alguns dos personagens presentes na via dolorosa!!!

A via dolorosa trazendo algumas lições interessantes a partir dos personagens envolvidos.

É certo que Cristo já sabia deste caminho, isto não era surpresa para Ele, pois afinal sabia o propósito da sua vinda na terra.
Podemos olhar para este cenário e aprender através das ações de cada personagem que iremos destacar a seguir:

Multidão:
Estava sempre seguindo orientação de alguns líderes para que fizessem barulho a fim de pressionar Pilatos para crucificar Cristo e uma das motivações em estar seguindo Cristo era suprir suas necessidades primárias: sede e fome. Relacionamento baseado em suprir somente as necessidades primarias não experimentará experiências mais profundas.

Sacerdotes:
Estavam aborrecidos pois Jesus tinha desmascarados suas ações que não eram tão honestas.

Pilatos:
Tenta se esquivar, não se envolver, transferir a responsabilidade para Herodes quando sabe que Jesus era da Galileia. Quantas vezes transferimos as decisões sérias para terceiros se eximindo das nossas responsabilidades? Melhor ele resolver do que eu.

Herodes:
Quer ver no Cristo alguma ação que o satisfaça em sua sensação de ver mais um milagre, porém se dá mal pois Cristo não é uma marionete para ser usada por pessoas, e aquele momento era a etapa final do seu ministério na terra como Homem.
Uma reflexão interessante é que a Presença de Cristo entre Pilatos e Herodes trouxe a reconciliação, pois eles estavam com o relacionamento rompido.
Mas a lembrança que se fará mais intensamente foi a infelicidade de um homem que silenciou a Voz de Cristo, esta é a característica mais marcante quando trocou a razão pela paixão.

Simão de Cirene:
Aparece no caminho onde estava indo para a cerimônia da Páscoa. Procurava uma cerimônia para ser perdoados seus pecados de um ano. Agora ele encontra com o Verdadeiro Cordeiro que apagaria todas as suas transgressões. Que experiência marcante, nunca mais sairia da sua cabeça, entrou para história como aquele que carregou sua própria Cruz. Simão poderia carregar a cruz, mas não morrer na Cruz. Ele é o exemplo literal do convite: Quer me seguir? Tome sua cruz, negue a si mesmo e siga me.

José de Arimatéia:
Exemplo de pessoa que entendeu o Sacrifício e que teve um olhar de proteção para o Corpo. O Corpo de Cristo hoje é a igreja. Usou dos seus recursos para proteger o corpo.

Os Ladrões da Cruz:
Um dos ladrões não reconhece o Cristo e até zomba dele. Já o segundo Ladrão reconhece seu estado de pecado e de miséria e ver no Cristo a esperança de passar a eternidade em um lugar de gozo e alegria. Sua atitude em somente pedir para que Jesus se lembrasse dele no paraíso, foi a ponte, foi a chave para que o Reino fosse aberto e disponível para sua entrada.

Cristo:
Liberar perdão aos seus algozes quando poderia ter alimentado sua amargura. Estender perdão não somente a eles. Perdão amplificado as demais gerações que estariam por vir. Justificar e reconectar novamente a criatura com o Criador. Cumprir a missão da redenção humana através do maior sacrifício que já ocorrera em toda história.
Como citou Jó, porque Ele vive eu posso crer no amanhã.

Com qual ou quais destes personagens mais nos aproximamos?

Enoque Caló.
Arujá - SP
Textos publicados: 70 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.