Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Anticoncepcional eficaz!

Não gosto de voltar a tempos passados dizendo que "no meu tempo" este assunto não existia tendo em vista o rigor educacional familiar vigente à época; as meninas eram ensinadas, e obedeciam, que o relacionamento sexual era reservado apenas para as pessoas casadas.

O ato de "desvirginizar" uma "senhorita" era um escândalo diante da família, da sociedade e da igreja; nas ocorrências, que eram poucas [exceções] os pais da garota obrigavam o "ofensor" a se casar imediatamente [antes que a barriga denunciasse o "deslize moral"].

Todos sabemos que isso não existe mais tendo em vista a liberação sexual dos anos sessenta; as ocorrências foram surgindo e crescendo, gradativamente, até hoje (Século XXI) em que namoro é como se fosse sinônimo de sexo, e quem não o pratica é zombado, é ridicularizado pelos colegas de escola, pelos amigos e, até, pelos familiares.

Uma semana antes de divulgarem os dados que informarei em seguida, comentei intramuros [no interior das quatro paredes de minha residência] que vai se reduzir o número de mães solteiras face a um novo e eficaz "contraceptivo", do século presente, qual seja o aparelho CELULAR.

Em toda a parte, vislumbramos pessoas que se encontram, se reúnem e fica cada qual para o seu lado "dedilhando" um pequeno equipamento chamado de celular; pessoas que se veem remetidas para acontecimentos outros nas mais longínquas paragens [cidades, países]; isso ocorre com casados, solteiros, amigos, colegas e quaisquer outros que se encontram, se reúnem para determinada finalidade, mas, na verdade, ignoram-na alheios ao que se passa ao redor.

Em um dos meus livros [2001/2002] eu disse que os filhos viam a face dos pais pelo reflexo na tela da TV; piorou! Hoje familiares conversam, lado a lado, através do WhatsApp [ainda bem que conversam!].

Vamos aos números: dados do Ministério da Saúde, divulgados há uma semana, informam que a gravidez na adolescência caiu, no Brasil, 17% [de 35 para 18] se comparados os números de 2004 com os de 2015.

Em números absolutos o declínio foi de 661.290 para 546.519 nascidos vivos, consideradas as mães entre 10 e 19 anos de idade. Os dados foram levantados pelo "Sinasc" – Sistema de Informação sobre nascidos vivos.

Comentam que alguns fatores contribuem para tal constatação: "atuação multidisciplinar dentro das escolas", "consultas com os pais", "distribuição de preservativos".

A queda do número de adolescentes grávidas está relacionada a vários fatores como "Expansão do Programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao Programa Saúde na Escola que oferece informação de educação em saúde" (sic) foi o que disse a Diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), Thereza de Lamare.

Acrescenta "Para prevenção da gravidez, o Ministério da Saúde distribuiu a Pílula Combinada, Anticoncepção de Emergência, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino" (sic).

Temos, de fato, com vistas a preservar a saúde dos adolescentes, que aplaudir os projetos de educação e saúde que vêm sendo implantados, mas não podemos nos distanciar, nos abstrair dos preceitos bíblicos a respeito, qual seja, sexo somente no casamento.

Já fui indagado a respeito da existência, ou não, de norma bíblica sobre sexo entre solteiros; cito como exemplo:

"Porque bem sabeis isto: que nenhum FORNICÁRIO, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus" (Ef. 5 5);

e, ainda, "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos FORNICÁRIOS, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Ap. 21 8).

[Fornicário é o solteiro que se relaciona sexualmente].

"O mundo evoluiu, os costumes hoje são outros" é o que dizem as pessoas para justificação de tais "avanços" [distorções] de princípios morais, sociais, éticos e, principalmente, espirituais.

Não me importam as mudanças, os progressos, as evoluções do comportamento humano: vou continuar "nadando contra a correnteza"; a Palavra de Deus é imutável e é isso o que me importa sempre e prioritariamente; a Palavra de Deus "é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb. 4 12).

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.