Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Antes que venham os dias maus...

Acordei com o título e este novo texto na mente; este título pode nos levar para o terreno da Escatologia, pois toda vez que a Bíblia se refere “àquele (s) dia (s)” é uma palavra profética sobre o tempo do fim anunciado pelo próprio Senhor Jesus, confirmando os profetas veterotestamentários:

“Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem haverá“ (Mt. 24 21).

Se invertermos a expressão para “antes que venham os maus dias” teremos que entender que a Bíblia está se referindo à decrepitude humana, carinhosamente chamada, atualmente, de 3ª. idade ou, ainda, “melhor idade.”

O versículo [base do título] diz: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Ec. 12 1). Na NVI – Nova Versão Internacional - assim lemos: “Lembre-se do seu criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis em que você dirá: ‘Não tenho satisfação neles.’”

A Bíblia assim define a duração de nossa existência: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos“ (Sl. 90 10).

O enfado e o cansaço são os maus dias [doenças, velhice, decrepitude] do nosso viver aqui na terra, melhor do que os dias cujo companheiro mais íntimo é o “alemão” (Alzheimer).

Então é prudente que o jovem se lembre de Deus nos dias bons, nos momentos sadios, nas horas felizes e o guarde no coração até quando se tornar idoso, no sentido de alcançar e preservar a salvação pela graça de Deus, mediante a fé no único e suficiente Senhor e Salvador, Jesus Cristo, que DEU a sua vida, em uma cruz, por nós.

Mantido o título como está temos que adentrar no campo escatológico, o qual nos leva a enfatizar a importância, a urgência e a necessidade de se levar a todos o “plano de salvação” de Deus para a humanidade.

Sim, porque o dia mau está cada vez mais próximo, e os que não entronizaram o Senhor Jesus em seus corações, pela pregação da graça, do amor, do perdão que nos foi dado na cruz e, principalmente, na ressurreição do Senhor Jesus, tê-lo-ão que fazer por temor [e tremor] dos dias que se aproximam [leia a Palavra do Senhor Jesus acima transcrita – Mt. 24 21].

Dentro do cronograma escatológico, muito claro nos textos bíblicos, teremos, a seguir, os seguintes eventos:

- Acordo de Paz, de 7 anos, firmado entre o anticristo [que já opera, mas ainda não foi revelado] muitos de Israel, árabes e outras nações:

“Ele fará firme aliança com muitos por uma semana [de anos]; na METADE DA SEMANA [3 ½ anos], fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre as asas das abominações VIRÁ O ASSOLADOR, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele” (Dn. 9 27). Ressalto “Na metade da semana...virá o assolador.”

- Arrebatamento dos convertidos ao Senhor Jesus, aos 3 ½ anos do acordo de paz [pre-tribulação], evento que antecede a revelação do anticristo, a qual ainda não ocorreu pois os convertidos ao Senhor Jesus [Corpo de Cristo/Igreja] o detêm:

“Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (II Ts. 2 7-8).

- Uma vez retirado da terra o que impede a manifestação do anticristo [os convertidos ao Senhor Jesus], ele se revela, senta no trono como se fosse o próprio Deus, e dá início, na metade da semana de anos [3 ½ anos] do acordo, à grande tribulação.

“Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda 1260 dias” (Dn. 12 11).[3 e 1/2 anos de tribulação]

- Grande tribulação (Mt. 24 21 já citado) promovida pelo anticristo, nos 3 ½ anos finais do acordo, contra os que ficaram, tendo em vista que não foram arrebatados.

Há várias citações bíblicas quanto à duração da grande tribulação [3 e 1/2 anos]: Ap. 11 2 [42 meses], Ap. 11 3 [1.260 dias], Ap. 12 6 [idem], Ap. 12 14 [um tempo, tempos e metade de um tempo], Ap. 13 5 [42 meses].

- Segunda vinda do Senhor Jesus, com os que foram arrebatados, [quando todo o olho o verá], que derrotará o anticristo com o sopro de sua boca.

“Eis que [o Senhor Jesus] vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram” (Ap. 1 7a).

- Milênio – reinado do Senhor Jesus sobre as nações, a partir de Jerusalém, e [como seus sacerdotes] reinaremos com Ele.

“Se perseverarmos, também com ele reinaremos” (II Tm. 2 12a).

Lemos ainda: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” (Ap. 20 6).

É tempo de receber [no coração] o Senhor Jesus, como único Senhor e Salvador, antes que venham os dias maus!

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 796 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.