Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Amnésia

AMNÉSIA

Texto: Lamentações 3: 21-23

“[...] lembra-te de Jesus Cristo[...]”(2 Timóteo2 8) 

Como pode CRISTÃO esquecer-se de Cristo, uma vez que é para o Cristo que se vive e trabalha.
Haveria alguma coisa na vida que poderia levar o Servo de Deus, a se esquecer para quem ele vive? 
Lembranças de nossa estão presentes em todos os momentos de nosso dia-a-dia e ao percorrermos nossa jornada da vida, é fácil esquecer lugares, pessoas e acontecimentos que nos foram importantes. O tempo passa, o ontem se apaga e nos tornamos obcecados com as preocupações do momento. Quando isto acontece, podemos também esquecer como Deus tem sido bom para nós. Muitas vezes somos inconstantes com Ele, mudando de opiniões e atitudes às vezes inconscientemente, contudo esta inconstância deve-se a um fator crucial em nossa relação com Deus o fato de esquecermo-nos das Suas obras já feitas em nossas vidas e também de suas promessas.
De um certo modo somos moldados e formados pelas lembranças de nossas vidas e isso reflete na maioria das vezes em nosso presente.
O livro de Lamentações foi um livro escrito num contexto de morte e destruição. Aqui o pano de fundo é a destruição de Jerusalém em 586 a.C. por Nabucodonosor, rei babilônico o qual levou muitos judeus cativos para a Babilônia. É nesta situação de destruição e escravidão que o autor de Lamentações diz que “quer trazer à memória o que pode dar esperança” ou o que ele esperará.
Muitos não sabem os reais motivos porquê vão à igreja! Passamos hoje por uma imensa crise de AMNÉSIA, onde a mensagem de Cristo, os valores do Reino de Deus e a sua manifestação na vida dos cristãos, estão sendo substituída por emoções, por rituais ou até por “barganhas” com Deus, onde em troca do culto que prestamos a Ele queremos algum tipo de compensação ou “benção” e nos esquecemos de que a adoração é dada somente a Ele. É como se Deus fosse um supermercado onde podemos ir comprar aquilo que nos é agradável. Pagamos e vamos embora! Qual é o motivo de nos reunirmos e estarmos juntos em nossos cultos? Vivemos o tempo do imediatismo onde o cristão não passa do “crente 190” (aquele que só lembra de Deus nos momentos de emergência). O problema é que na hora das dificuldades a pessoa corre para a presença do Deus;
Isso aconteceu no tempo de Jeremias e principalmente no tempo do profeta Malaquias onde devido ao sofrimento o povo de Deus se esqueceu do seu amor e começaram a prestar um culto de qualquer forma.
O Senhor diz ao seu povo: Eu sempre amei vocês.
Mas eles perguntam: Como podemos saber que tu nos amas?
Deus responde:
Esaú e Jacó eram irmãos, no entanto, eu tenho amado Jacó e os seus descendentes, mas tenho odiado Esaú e os seus descendentes. Malaquias 1:2-3
A situação em que se encontrava Israel era a pior possível: morte, escravidão e destruição minavam a esperança deles. Uma pessoa ou povo sem esperança, sem um sentido de vida, já está derrotado ou vencido - ele não tem mais perspectiva de vida. Hoje, a situação na qual vivemos em muitas cidades é a de inúmeras pessoas sem esperança ou sentido de vida apenas sobrevivendo. São pessoas que vão e vem sem uma perspectiva de vida, onde a fome, a miséria, o desemprego, as brigas no lar fazem parte de suas vidas, tornando-as um verdadeiro caos muitas até que frequentam uma igreja mais devido a calamidade presente sofrem de uma amnésia espiritual, não se lembrando dos grandes feitos do Senhor.
Numa situação de extrema dificuldade é que Jeremias nos leva para para o verso seguinte e mostra onde está a sua esperança: “as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos, porque a sua misericórdia não tem fim...” (Lamentações .3:22).
São nelas em que qualquer pessoa de qualquer época pode se refugiar. E estas misericórdias que não tem fim, são manifestas na pessoa de CRISTO JESUS, que é a expressão máxima do amor e da compaixão de Deus num mundo onde o egoísmo, as estruturas sociais, políticas e econômicas, e a falta de amor ao próximo escravizam homens e mulheres, tornando-as sem sentido e vazias.
Se lembre, não se esqueça da grande obra redentora de Cristo na cruz, é por esse sacrifico e amor que não somos consumidos e destruídos pelos nossos próprios desejos e pelo pecado. Paulo vendo Timóteo vivendo em uma cidade cercada de pecado e hereges lança um conselho imediato ao moço: “não se esqueça de Jesus” 2 Timóteo 2:8.
“Lembre-se de Jesus Cristo[...]. ” Num primeiro momento para descansar nossos corpos na graça. Num segundo momento para sossegarmos os gritos de nossa alma por alívio de lutar e senso de justiça. Olhando para Aquele que é o autor e consumador da fé, para num momento adquirir ânimo e confiança e lembrar Sem Ele eu nada posso fazer – Wesley Souza.

Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! Salmos 103:2

LEMBRAR DA FIDELIDADE DE DEUS EM NOSSO PASSADO IRÁ NOS FORTALECER PARA O NOSSO FUTURO
São Paulo - SP
Textos publicados: 27 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.