Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Amigo: ser concreto

Em meio a desesperança, o por qual motivo não um amigo?

''O valor de uma amizade deve ser, a cada momento, renovado, caso isso não ocorra, tornaremos o (s) nosso (s) amigo (s) em algo usual e, por fim, descartado.''

Amigo, eis uma palavra vitimada por um processo de erosão, tem se tornado comum, barateada, descartada e encontrada, em qualquer lugar. Amigo, como o encontrar, quando aceitamos de bom grado a migração de nosso dever e responsabilidade. Amigo será sujeito aos modelos de sucesso, de ser bem – visto, de estar com a pessoa certa e que nos venha promover? Em meio as todo um emaranhado de informações persuasivas voltadas a nos estimular a consumo, a torto e direita, incorremos na ilusão de aceitar amizades temerárias.

É bem verdade, o amigo pode enviar um e – mail e não há de mal, mas, caso haja possibilidade, a presença pessoal demonstra uma atenção especial; as palavras são bem vindas, mas que as mesmas venham, através de atos e atitudes; enfrentar os momentos de erros e partir para os acertos, faz com que a amizade amadureça; reconhecer que ser amigo, de maneira alguma, representa fazer do próximo uma caçamba para nossas frustrações, para nossas incertezas, para nossas inseguranças ou enfim, um monopólio para nossas ilusões.

Amigo para e ouve, evita de julgar e condenar, mas não se omite e prefere dizer o não, ao invés do sim da hipocrisia. Amigo abre um leque para novas amizades. Amigo nos leva a não querer agradar a tudo e a todos, a ver o próximo como um inimigo. Amigo escreve uma carta, envia um bilhete, um sms, deixa um recado no facebook, convida para rir e sorrir, estende as mãos para o recomeçar, o vamos lá, estou contigo. Amigo parte, mas deixa um legado de que ser amigo envolve um processo contínuo e construir vias de acesso, sem descambar na manipulação. Amigos verdadeiros não tentam substituir a família, não são ocultos, partilham a esperança, são parceiros nas mudanças do tempo, participam da nossa história. Amigos passam e mesmo assim nos contemplam com a herança de, em meio a tantas contradições, ainda vale a pena lutar pela vida, pelo próximo e por nós mesmos. Amigos se afastam das roupagens da superficialidade e se apresentam autênticos. Amigo, ser concreto, com face, com lágrimas, com alma, com coração, com falhas, com erros, com vitórias, com conquistas, com liberdade, com individualidade, com silêncio, com inspiração, com tristeza, com alegria e, portanto, com vida.
São Paulo - SP
Textos publicados: 360 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.