Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Adoração a Deus

Aprendemos que a palavra "adoração" (no contexto cristão) só é devida, só é pronunciada, só é prestada a Deus, o Deus altíssimo que fez os céus, a terra, e tudo o que neles há.

Mensagem do dia: "A adoração brota do íntimo do nosso ser, mas sempre se baseará na Palavra de Deus, quer citada diretamente da Bíblia, quer em palavras ao alcance de todos, frisando verdades bíblicas" (Teodoro Laskowski - Devocionário Pão Diário).

Mensagem eterna: "Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações" (Cl 3.16).

Aprendemos que a palavra "adoração" (no contexto cristão) só é devida, só é pronunciada, só é prestada a Deus, o Deus altíssimo que fez os céus, a terra, e tudo o que neles há.

Algum sentimento profundo em relação aos familiares, aos amigos, enfim, ao próximo, por maior que seja, deve se chamar de amor, nunca adoração.

A própria Palavra de Deus, a Bíblia, define adoração com um ato que só é devido a Deus: "Mas Jesus lhe respondeu (a Satanás): Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto" (Lc 4.7).

Há os que entendem a adoração a Deus como sendo os cânticos a Ele ofertados, na igreja, durante a reunião que, no decorrer dos tempos, passou a se chamar de "culto" ou "missa".

Em contraposição, há os que entendem que adoração é o ato de falar com Deus, ato chamado de oração, que praticamos no culto em uma igreja.

Na verdade, tanto uma coisa como a outra, o louvor (cânticos), como a oração [que tem vários significados, tais como: agradecimento, intercessão, adoração, petição, etc.] fazem parte de uma atitude de culto a Deus, o que, via de regra, é uma celebração feita na igreja, ou seja é um ato coletivo em um determinado lugar, que o costume definiu que deve ser realizado na igreja. (Há, também, cultos caseiros).

A mulher de Samaria questionou ao Senhor Jesus, nos seguintes termos: "Nossos pais adoravam neste monte: vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar" (Jo 4.20).

"Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me, que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis ao Pai (...) Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (Jo 4.21 e 23).

Alguém mais irreverente diria, como os políticos dizem hoje em CPIs, "a resposta desqualificou a questão", isto é, a resposta de Jesus deixou presente uma certeza (ou será dúvida?) de que nem em um lugar como no outro, ou ainda, que em qualquer lugar desde que "em espírito e em verdade" (fielmente como dizemos na página de apresentação de nosso blog.

Certa feita, após um culto, na despedida entre os irmãos em Cristo, uma pessoa se despedia das outras dizendo: "bom culto". Ou seja, após o culto formal, uma pessoa fazia votos de que as outras (inclusive ela) tivessem um "bom culto" (da porta da igreja para fora).

Impressionou-nos sobremaneira essa saudação de despedida, até porque é exatamente assim que deve ser a nossa vida cristã: o "culto formal", na igreja, deve ser uma preparação para um culto permanente, fora das portas da congregação, no dia-a-dia, em cada e em todos os momentos vividos durante um dia, durante uma semana, durante um mês, durante um ano, durante a vida toda.

Isso é adorar a Deus, uma atitude permanente, 24 horas por dia, de presença contínua diante de Deus, estejamos fazendo o que for: trabalhando, andando na cidade, dentro da condução, na escola, em família, e, principalmente em família. Cremos que é isso que Jesus quer dizer com o "adorar em espírito e em verdade".

Para finalizar, citaremos mais um versículo bíblico que, a nosso ver (S.M.J.) deixa bem clara e definida essa idéia do culto permanente, também fora das portas da igreja: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Co 10.31).

Prezado leitor, poderá parecer utopia querer uma atitude de culto permanente das pessoas, mas cremos que isso é possível, e desejável por Deus, pois Ele não quer que tenhamos duas caras:

- uma para a comunidade cristã onde nos reunimos,
- e outra para a vida chamada secular.

Assim, deixamos a você uma questão para reflexão, uma reflexão que deve levar a uma ação de mudanda de vida, dedicando todos os momentos de sua (nossa) vida a Deus, independente de estarmos fazendo outras coisas, mas deve ser tudo para a glória de Deus.

Se você, querido leitor, ainda não se converteu a Jesus, reflita nisso, fale com Deus em oração (onde quer que você esteja), procure congregar-se numa igreja cristã, e tome essa decisão que é individual (ninguém pode tomá-la por você) juntando-se e passando a ser parte da família de Deus.

www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.