Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ação e reação

As notícias dos últimos dias são as piores: criança arrastada e mutilada em espetáculo público nas ruas do Rio de Janeiro; temperatura mais alta dos últimos 600 mil anos; chuvas fortes inundam cidades inteiras, deixando milhares de desabrigados no Sudeste do país; erosão ameaça tirar do mapa cidades litorâneas do Nordeste ainda este século.

As notícias não são tão novas, mas nunca pareceram tão próximas. Começamos a nos acotovelar e a procurar os culpados. De Bush a Lula, Marcola a Beira-Mar, todos tem um pouco da culpa. Não esquecemos nem mesmo de culpar satanás por seu domínio neste mundo e o próprio Deus por suas profecias escatológicas. Só esquecemos de que tudo o que fazemos volta para nós. E o que não fazemos também. É fácil lembrar da lei da semeadura e dizermos que nunca colheremos maçãs de bananeiras. Mas nos esquecemos de que também não colheremos nem maçãs, nem bananas se não plantarmos nada. Quando não plantamos, no lugar das árvores frutíferas que poderíamos desfrutar podem surgir ervas daninhas, que ninguém sabe de onde vêm. Pior que isso é acabarmos cedendo nosso terreno para o plantio de nosso vizinho que joga sementes de cuja procedência desconfiamos.

A verdade é que se dermos uma rápida olhada na nossa safra veremos que estamos colhendo exatamente o que plantamos, e o que não plantamos também. As notícias só revelam o resultado de nossa (falta de) ação. Quando digo nós, não estou englobando a sociedade como um todo. Estou falando de mim e você, que nos dizemos cristãos.
Devemos nos lembrar que quando Cristo nos instruiu a evangelizar ele não estava simplesmente pensando em encher templos, ele estava nos dando uma fórmula para melhorar o mundo. 

Alguém já disse que o mal que não combatemos volta para nós mesmos. É assim que acontece com o lixo que você jogou no chão, com o voto que você vendeu e com a criança carente que você não evangelizou. O lixo vai entupir o esgoto e invadir a sua casa na próxima chuva, o político que comprou seu voto vai pegar o dinheiro de volta tirando-o do orçamento da educação, e a criança vai crescer e roubar você na próxima esquina. 

Não se trata de fatalismo, mas da observação de leis físicas e espirituais. É importante lembrar que na Física toda ação corresponde a uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários, mas, parece que na vida social e espiritual a falta de ação também gera reação, freqüentemente com intensidade maior que a esperada.
Fortaleza - CE
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.