Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Verdadeira Religião

Einstein propôs que “As leis da física devem ser escritas da mesma forma em qualquer sistema de coordenadas, em movimento uniforme ou não.” A partir dessa filosofia, tudo pode ter valor, levando em conta o ângulo mirado, o que parece muito bom, uma vez que temos a possibilidade de ter conhecimento dos fatos considerando um ponto específico.

Contudo, em relação a conceito alusivo à religião, não seria um risco acreditar que o alcance a Deus é relativo? Quem garante que as religiões, inseridas em tribos, povos, raças e culturas distintas, estão se referindo ao mesmo Deus (considerando que esta divindade é o Deus Criador)? Em nenhuma relação entre Senhor e súdito, esse propõe algo em primeira mão; mas, aquele que dita as regras. Sendo assim, qual será o caminho que Deus propôs para que Ele fosse alcançado?

Quando se fala em Religião deve se ter bastante atenção em qual das tantas existentes no mundo está se referindo; Cada pessoa, em sua cultura e nação, desenvolveu a sua própria definição do que é certo ou errado. A definição da verdade Relativa – “Verdade é verdade em uma única vez e em um único lugar. É verdade para algumas pessoas e não para outras. É verdade hoje, mas pode não ter sido verdade no passado e pode não ser novamente no futuro, sempre está sujeita a mudança. Também está sujeita à perspectiva das pessoas”. Como por exemplo: “Deus é brasileiro!”. Essa afirmação é relativa porque não é provada por todas as pessoas da existência, tudo aquilo que não pode ser confirmado no passado, presente e no futuro não pode ser verdade. Tudo o que é relativo pode deixar de ser considerado como verdade, inclusive determinada teoria religiosa, propagada por meros mortais, pode deixar de ser verdadeira por não ter fundamentos na Verdade.

A definição de verdade Absoluta – “Tudo quanto é verdade uma vez e em um lugar é verdade todo o tempo e em todos os lugares. O que é verdade para uma pessoa é verdade para todas as pessoas. Verdade é verdade se nós acreditamos nela ou não. Verdade é descoberta ou é revelada, não é inventado por uma cultura ou povo”. Como sabemos, no mundo existem muitas religiões de diferente ponto de vista, credo e doutrina, Também entendemos que a água é um bem essencial para toda humanidade e animais, até mesmo a terra, precisa da água para produzir suas árvores e alimentos.

Semelhantemente à dependência da água, a humanidade necessita do pão para sobreviver, sem o pão nós podemos morrer, o alimento é vital à vida humana, se nós não desfrutarmos do pão ficamos debilitados. Como a água tem seu valor no mundo, o pão, como alimento, igualmente é essencial à vida humana. Falando de pão: Jesus Cristo se apresentou no mundo como o pão da vida, conforme afirmam as Escrituras (João 6:35 ). Ele também é a fonte de águas vivas, (João 7:37,38), sendo de igual maneira o caminho, a verdade e a vida, ( João 14:6), a Luz do mundo, (João 8:12). Sendo assim, temos total dependência dele para existir, embora muitas pessoas busquem em suas respectivas religiões o que só poderão encontrar na pessoa bendita do Senhor Jesus. Referindo-se a salvação de suas almas, entendemos que embora muitos afirmem que Jesus é um fundador de uma determinada religião, isso seria verdade? A jornada do Messias sobre a terra foi confrontada por todas as religiões da época, e no mundo presente não podemos dizer qual foi a religião criada por Ele, mesmo entre tantas religiões que fazem parte do chamado cristianismo. Contudo, para conhecermos Jesus na íntegra, precisamos conhecer minuciosamente a Bíblia Sagrada, e ter fé e nos desprendermos da religião.

Embora eu tenha vivido em busca da Verdadeira Religião, só encontrei o seu sentido verdadeiro na pessoa de Jesus. Uma vez que o mesmo ultrapassa a compreensão humana religiosa, e sabemos que as religiões existentes foram criadas pelos homens mortais e pecadores. Precisamos ir além da compreensão religiosa para entender a boa, perfeita e agradável vontade de Jesus para a humanidade. O profeta Isaias profetizou acerca de quem seria Jesus Cristo: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero¬so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.”

“Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.
E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu;

Mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará o ímpio.(Isaias 9:6.....;11:....)

Como podemos entender, a Luz tem sido o Refúgio dos povos de geração a geração, antes mesmo que a primeira criatura fosse formada ela já existia. Geração nasce, geração morre, porém a Luz continua brilhando em todos os cantos do mundo, iluminando todo homem (João1:9), dela depende toda humanidade. Jesus disse: “ Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” ( João 8;12) A escuridão é como o fechar dos olhos. Logo se acaba ao abrir do mesmo. Olhando para a Luz certamente seremos iluminados (João 1:5). “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta” (Salmos 90: 9). A vida de um ser humano pode chegar até aos 70 anos, porém, se alguns ultrapassarem pela sua força e saúde esses dias de vida, começam a experimentar momentos de canseira e enfado. Salmos (90: 10). Daí, então, passamos a compreender e perceber nossas limitações e dependência como meros mortais. Tendo ciência desses fatos devemos entender o verdadeiro sentido de nossa existência nesse mundo. Portanto: Peça ao Pai das luzes que te revele o escondido.

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” ( Jeremias 33:3 )

O Deus Eterno nos exorta: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas.” (Isaias 1:16-17 e 23).

Porque entre meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens. Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, tornaram-se poderosos e enriqueceram. Engordam, tornam-se nédios e ultrapassam até os feitos dos malignos; não defendem a causa, a causa dos órfãos, para que prosperem; nem julgam o direito dos necessitados. (Jeremias 5:26-28).

Não confieis em palavras falsas, dizendo: templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, (...) (Jeremias 7:4-6).

De igual forma o apostolo Tiago nos escreveu:

“Por isso, rejeitando toda a imundície e superfluidade de malícia; recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esqueceu de como era. Porém, aquele que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração. A religião desse e vã”. “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago1:21-27).

Defendendo esta verdade Moisés falou que até o dízimo tem que ser repartido entre outros como levitas, estrangeiros, principalmente entre os órfãos e as viúvas também: conforme podemos constatar no livro de (Deuteronômio: 14: 28-29; 26: 12).

Muito mais que isso, fez Zaqueu, o Publicano, quando resolveu doar a metade de sua riqueza para os pobres, recebendo o louvor de Jesus (Lucas 19:1-10).

E semelhantemente, os crentes que viviam no tempo da Igreja primitiva faziam no meio dos habitantes da terra conforme está registrado no livro de Atos 2:42-45 (4:32-35) “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédios dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”.

Ser religioso é bom, porém praticar essas verdades é atitude de quem faz parte da verdadeira religião. Qual a religião no mundo que não tem necessitado algum? Se existir, essa é a verdadeira religião, do contrario, é comercialização de pessoas e roubadores de homens. O Mestre também ensinou para um certo jovem que era muito rico e que dizia ser crente, porém não conhecia o verdadeiro ofício daquele que pratica a verdadeira religião: "Disse-lhes Jesus: se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.” (Mateus 19:21, Lucas 18:18-23). Deus também disse: “Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira. ( Salmos 12;5);(68:5). “Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça engrandecer a lei e fazê-la gloriosa.” (Isaias 42:21). O rei Davi também deixou escrito: “Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com a sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” ( Salmos 15) .

CONCLUSÃO
A pessoa que rejeitar a veracidade da Bíblia Sagrada, ou seja, não crê que esse é um livro divinamente inspirado e proveitoso para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, não faz parte da religião verdadeira. Veja a conclusão que o apóstolo Paulo fez sobre a Bíblia: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2ª Timóteo 3:14-17). A religião é uma pergunta em busca da resposta. Deus é quem nos chama para nos unirmos a Ele.

Conforme a etimologia, o vocábulo Religião é de origem latina, e quer dizer religare, em nossa língua significa religar, unir-se a Deus. Se você conhece de fato a sua religião, pode afirmar com certeza se ela te religa a Deus. Deus é Amor! Justiça! Verdade! Tenha fé em Deus.
Lauro De Freitas - BA
Textos publicados: 39 [ver]
Site: http://https://www.amazon.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.