Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Fé cristã passou a ser a religião Cristã?

A FÉ SE TORNOU RELIGIÃO?

É comum ver pessoas cansadas, sobrecarregadas, oprimidas. De saco cheio com a igreja. Algumas pessoas até abandonam a fé. Não dão conta da cartilha de tarefas da religião e rompem com esse ambiente. Em 2010 os desigrejados já eram 9.218.129 pessoas.

A FÉ CRISTÃ SE TORNOU RELIGIÃO CRISTÃ

A fé cristã nasce da liberdade, do véu se rasgando da ligação direta entre Deus e o Homem. Nasce do sacerdócio universal. De Cristo mostrar que nem mesmo a lei pode ser um obstáculo para a misericórdia, o amor e da justiça é um Deus completamente entranhado no ser humano. Deus completamente dentro.

Nasce de afirmações simples, porém revolucionárias como por exemplo: "nada nos separará do amor de Deus", "se cristo vos libertar verdadeiramente sereis livres", "aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á" "Tomem sobre vocês o meu jugo" " vocês encontrarão descanso para as suas almas" "o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

QUANDO FOI QUE A FÉ PASSOU A SOBRECARREGAR AS PESSOAS?

Apesar de todo esse panorama do nascimento do evangelho, nós, com nossa mania de institucionalização, o transformamos em uma Religião.

Deus decidiu habitar em uma casa viva, escolheu morar em nós. Nós, porém, resolvemos o colocar contido em locais físicos. Tornamos nossas casas de reuniões em templos e dizemos que Deus está contido ali. Transformamos o palanque em que o pregador sobe, apenas para facilitar a difusão da mensagem, em santo. Passamos a chamar o púlpito de altar. Em alguns locais exige-se até preparos especiais para subir nesse altar (colocamos véu onde ele já foi rasgado). Onde antes os irmãos no partir do pão decidiam tudo em união agora criamos hierarquias e temos "caciques".

Fazemos de nossos pastores autoridades eclesiológicas. Damos a eles poder, e eles passam a ser representantes da vontade de Deus.

A LÓGICA DO PODER

Com isso lançamos nosso irmão(a) que está na função de pastor(a) para a lógica do poder, do domínio. Passamos a ter igrejas expansionistas. Queremos "10...20...40% da cidade para jesus". A igreja passa a ter seu próprio império. Templos sinuosos, faraônicos. Engraçado que queremos a cidade dentro da igreja mas são incapazes de colocarmos a igreja a serviço da cidade.

Essa é a lógica de César, não de Cristo. Não há problema nenhum em termos casas de reuniões. E que sejam bem equipadas para fazermos nossos cultos. É preciso mesmo esconder do sol, da chuva, abrigar irmãos e etc. O que não dá é para sacralizar prédios, ou tornar a fé refém da instituição.

Aliás, Cristo quando foi falar do seu ministério o fez em uma sinagoga pequenina e disse qual era a função do poder que recebeu do Espirito de Deus, não de homens, promover justiça:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor".

LÓGICA DE MERCADO

A lógica do poder é entrelaçada a lógica de mercado. Não é fácil manter um negocio em plena expansão. Custa caro.

Para isso é preciso colocar obstáculos entre Deus e a humanidade. Tem de gerar dependência no povo. Tem de se criar um intermediador entre Deus e o homem. E é exatamente isso que vivemos hoje.

Teologias do medo, (se não fizer vai para inferno), (se não contribuir o migrador vai tomar conta do seu dinheiro).

Campanhas fantasiosas que garantem o milagre somente após 7 semanas, somente após 7 contribuições, o profeta tal que revela até CPF, a Missionária que entrega o futuro e por aí vai. Vamos enchendo a igreja de amuletos. Água do mar tal, terra de não sei aonde, cruz de ciclano, cajado de beltrano.

LÓGICA DO ENTRETENIMENTO

Passamos a colocar a mensagem de lado. O importante não é a palavra de Deus e sim os cultos cheios. Fazemos o que for preciso para encher a igreja. Reuniões espetaculares. Bandas incríveis, apresentações fabulosas, som, luz perfeitos. E colocamos nossas reuniões na lógica do entretenimento.

Precisamos de telões de LED, ar condicionado, bancos confortáveis, estacionamento com manobristas e segue por aí. Se não for assim perderemos o público para o shopping.
Aliás alguns lugares nem escondem mais e já chamam as reuniões de Show da fé, anunciando o espetáculo.

Com tudo isso a fé se perdeu, a mensagem é posta de lado, Deus está contido na vontade da cúpula das instituições. E uma instituição não é capaz de fazer ninguém nascer outra vez. É capaz de adestrar pessoas. Castra-las. instituições nos diz como agir, e moldam nosso comportamento, mas não transformam nossa natureza. Viver adestrado cansa. Uma hora todo mundo explode.

A religião cospe regas sobre como viver na cara das pessoas. Isso sobrecarrega, cansa pesa. Mas a fé cristã. A espiritualidade autentica é Fôlego. E alivio para caminhar. Em cristo o fardo é leve.

Jesus é O REINO EM PESSOA.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 11 [ver]
Site: http://www.oreinoempessoa.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.