Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A cruz é suficiente

É curioso o fato de que a igreja parece ainda não ter entendido com profundidade o valor e a significância que o Antigo Testamento traz para a fé cristã. O ainda imaturo conhecimento de Jesus Cristo como centralidade da fé e prisma para compreensão do maravilhoso projeto divino, que tem como pilar a mensagem da cruz, pode tornar a caminhada insalubre e doentia. Não é raro encontrar alguns ministros do evangelho confusos quanto as ordenanças cívicas, religiosas e morais da lei mosaica compreendidas como padrão antes da chegada de Jesus. Aliado ao desequilíbrio de conhecimento mínimo, em plena era da informação, acentua-se nas igrejas o conhecido movimento judaizante.

O movimento judaizante estava crescendo de maneira extremamente sutil dentro das igrejas evangélicas, porém há algum tempo é notável que algumas iniciativas com maiores proporções têm espalhado esse cenário que desestabiliza e coopta aqueles que carecem de mínimo conhecimento bíblico/cristão. Mesmo para quem não conhece o movimento, sua identificação não é esforçosa. Indícios dele são percebidos quando a valorização da cultura judaica (ensinamentos, localização geográfica, utensílios de culto, ordenanças de guardar o sábado e os dias de festa judaica, etc) acabam perdendo o prisma pelo qual deveriam ser interpretados e consequentemente ganham relevância espiritual. Em outras palavras, a percepção do movimento judaizante dentro das igrejas (que deveriam anunciar Jesus) se dá quando este é trocado por liturgias religiosas e instrução civil extraídas esporadicamente do Antigo Testamento.

Existe um erro gravíssimo de interpretação bíblica, e falta de conhecimento generalizada - que acaba nutrindo esse movimento, no que diz respeito a Jesus Cristo e sua eficiência no cumprimento da lei instituída por Deus à nação de Israel. Como o apóstolo Paulo insistentemente defende em suas cartas, especialmente nas destinadas aos Hebreus e aos Gálatas, essa imposição da tradição judaica não deve ser entendida como cristã.

Quando Paulo escreve aos Gálatas, por exemplo, a situação da igreja é semelhante a encontrada nos dias de hoje. Havia uma intensa proposição, por parte dos judeus, que as leis de Moisés tivessem que ser cumpridas pelos gentios por ser ordenança divina. O que os judeus não entendiam era que, com a vinda de Jesus Cristo, não havia mais geografia ou nação étnica, tampouco práticas religiosas, que devessem ser observadas pelos cristãos. No capítulo 5 da carta que Paulo escreveu aos Gálatas (uma leitura revigorante para entendimento pleno desse texto), Paulo é enfático: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (NVI). Esse capítulo aborda exatamente esse assunto, e de forma inflexível Paulo indica as práticas judaicas como escravatórias. Por que razão então ainda sustentamos ou damos crédito indevido a elas?

Jesus Cristo foi o único que cumpriu a Lei, e ele não delegou isso a mais ninguém. Ele se fez carne, se entregou como oferta para expiação de pecados, rompendo de uma vez por todas com a necessidade de tal feito. A cruz nos é suficiente. As leis tinham como função estabelecer um sistema que apontasse para a vinda do Messias, e ele já veio. Ironicamente - e de forma geral - as práticas judaicas não foram suficientes para reconhecê-lo. Mesmo com toda a Lei que preparou o caminho humano para sua vinda, Jesus foi desprezado e traído. Mesmo com o conhecimento da Lei, Jesus foi rejeitado. De forma ainda mais enfática, portanto, não existe qualquer valoração espiritual da Lei – muito menos para fins de salvação ou elevo espiritual.

O rompimento que Jesus fez também foi com toda a estruturação nacionalista, étnica, geográfica e litúrgica do culto a Deus. Na concepção cristã não existe mais qualquer diferença entre gentios ou judeus, portanto, não existe também qualquer diferenciação espiritual em termos geográficos. O evangelho nos traz a profundidade imbuída de transformação de mente que rompe qualquer hierarquia ou exclusivismos divinos por este ou aquele grupo, elemento cultual ou vocabulário. A preocupação do cristão deve ser apresentar um culto sincero em espírito e em verdade.

Devemos inferir, portanto, a importância do Antigo Testamento a partir do prisma interpretativo de Cristo e seu profundo chamado, e extrair princípios morais que Deus constantemente expõe em toda a sua Palavra. Qualquer externalização ritualística ou a adoção e elementos judaicos que caracterize uma descentralização de Jesus Cristo carece de coerência.

Portanto, se Jesus Cristo e sua maravilhosa obra de graça e amor, pelo visto, ainda não é entendida minimamente, sugiro que voltemos ardorosamente ao estudo intenso e profundo de Jesus Cristo, o Filho de Deus, para que não imputemos a nós mesmos fardo doentio e pesado que homem algum, se não o próprio, foi capaz de suportar. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou, larguemos de uma vez por todas as algemas que ainda queremos segurar.
Colombo - PR
Textos publicados: 2 [ver]
Site: http://www.markinhos.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.